10 Dicas para você conservar os seus livros

Confira abaixo 10 dicas para você conservar os seus livros.


1. Mantenha-os na vertical. Nada de livros empilhados uns sobre os outros! O peso de um livro sobre outro danifica o miolo e a lombada. Também evite “espremer” os livros na estante. Deixe sempre um espaço entre um livro e outro, para que eles possam deslizar suavemente quando você retirá-los do lugar.

2. Use uma flanela seca para limpar os livros individualmente. Se você possui estante ou prateleira, pode utilizar o aspirador para eliminar a poeira de uma só vez.
Não use o famoso espanador, ele é a alternativa mais fácil, porém espalha a poeira de um livro para o outro. Você pode até não enxergar a sujeira após o uso, mas ela estará lá.

3. Duas vezes ao ano, no mínimo, utilize uma escova grande de cerdas macias para varrer a parte superior dos livros. A tática elimina a poeira que fica nos cantinhos. Para uma limpeza mais eficiente, você pode dividir o livro em três partes e escová-las separadamente.

4. Tenha sempre as mãos limpas! O suor e a sujeira prejudicam o papel, acelerando sua decomposição. Além disso, você já sabe que mãos sujas são uma fonte de bactérias, portanto, mantenha-as bem longe dos seus livros!

5. Não abra os livros totalmente. Quando isso ocorre, a lombada é forçada e fica com marcas de manuseio. Com o passar do tempo, a lombada cede e rasga. O resultado é um livro arrebentado.

6. Não faça suas refeições enquanto lê. Restos de alimentos e saliva, quando respingados no livro, mancham o papel. Além disso, ao longo dos anos, fazem com que as folhas amarelem e se despedacem.

7. Não embale seus livros com plástico, papel pardo, contact ou embalagens de presentes. Livro não é comida para ser embalado. O uso dos materiais citados acima só piora a conservação, pois eles não permitem que o papel “respire” da maneira adequada. Além disso, o papel pardo é ácido e com o passar dos anos transmite a acidez para a capa e páginas do livro, deixando-as amareladas e quebradiças.

8. Não utilize clipes como marcadores de página. O clipe é feito de metal e enferruja. Quando isso ocorre, a ferrugem é passada para as páginas do livro, deixando sérias marcas de oxidação.

9. Deixe seus livros armazenados longe do sol. A exposição solar frequente deixa as capas e lombadas tortas.

10. Não retire os livros da prateleira pelas partes superior ou inferior, isso danifica a encadernação e deixa seu livro torto. Afaste os livros próximos e retire o que você escolheu segurando pelo meio da lombada.

Boa leitura!

Faça o teste e descubra se você cuida
bem dos seus livros 😉 


Aléxia Roche

Sempre nutri uma paixão incondicional por livros e mal consigo falar da minha própria existência sem mencionar a Literatura. Os livros sempre estiveram presentes em todos os momentos da minha vida. Sou graduada em Letras Português/Inglês, graduanda em Letras Espanhol e leciono aulas de Inglês para o ensino fundamental.

15 Comments
  1. Muito legal esse post. Dicas super úteis!!!
    Vou começar a tomar cuidado com algumas coisas que fazia de errado. Afinal, livros são uma das coisas mais importantes da vida, né?

    Beijos,
    Amanda Melanie
    Literatura em Série

    1. Eu faço duas coisas erradas: deixo alguns livros na horizontal e forço a abertura de outros além da conta.

      Aprendi essas dicas no ano em que trabalhei na biblioteca do SESI. Desde então só uso aspirador para limpar meus livros. haha

    1. Eu já trabalhei em uma biblioteca. Minha supervisora era formada em biblioteconomia pela UNESP. Recebíamos norteamento do SESI de SP para organizar e preservar a biblioteca da unidade de Boituva. Acredito que por trás desse norteamento exista a pesquisa, uma vez que todas as escolas da rede SESI seguem o mesmo padrão.

  2. Eu sempre embalei minhas graphic novels sacos à vácuo mas não sabia que o papel “respira”. Tem alguma forma de preservar eles contra umidade?

    1. Oi, Milton. Pois é, não é uma boa ideia embalar os livros e HQ´s, mas muita gente faz isso.
      Para preservar de maneira simples, o ideal é manter os livros em local seco e arejado, mas longe do sol, como uma estante aberta em algum cômodo da casa que tenha janela. Também é importante não deixar a estante muito encostada na parede, pois a parede transmite umidade para os livros. Além disso, aspire-os quinzenalmente. 😉

  3. Os livros, quando comprados vem nas embalagens plásticas, não tenho tempo para a leitura dos mesmos no momento, por isso os compro e ficam com a embalagem! Isso poderia danificar os livros no longo prazo ou poderia os armazenar na estante, nas embalagens plásticas que vem da editora mesmo? Tks

    1. Eu não sou especialista nem nada, mas acredito que não, pois uma vez que o livro for aberto ele entra em contato com bacteriais e quando vc fecha ele de novo no plastico essas bactérias podem aumentar e virarem fungos….

  4. Parabéns pelas dicas de como conservar os livros! Sou uma leitora voraz, colecionadora de livros e apaixonada por qualquer assunto que refere-se a literatura. Muito obrigada!

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Primeiramente, Fora Temer!

Livro&Café é feito por Francine Ramos, desde 2011.

“Livros, o precioso sangue dos espíritos imortais” Virginia Woolf