Minha irmã mora numa prateleira (Annabel Pitcher)

Facebook
Pinterest
Telegram
WhatsApp

No livro Minha irmã mora numa prateleira tudo começa quando uma de suas irmãs morre, que desencadeia na separação de seus pais e a solidão.

Ainda não há no mundo coisa mais bela que a sabedoria das crianças. E de pensar que nós adultos um dia também fomos assim tão sábios… em qual caminho da vida perdemos o olhar surpreso, esperançoso e confiante, mesmo com todos os percalços que a vida propõe?

No livro Minha irmã mora numa prateleira (Editora Rocco, 229 páginas, tradução de Domingos Demasi), escrito por uma inglesa chamada Annabel Pitcher, de apenas 30 anos, encontramos o garoto Jamie Matthews para narrar sua própria história. Tudo começa quando uma de suas irmãs morre, que desencadeia na separação de seus pais e a solidão sentida por Jamie e a sua outra irmã Jasmine. Isso não é spoiler, pois está na primeira página da história e também dá para deduzir por conta do excelente título.

O enredo

A mãe abandona a família e as crianças Jamie e Jasmine se veem sozinhos com o pai bêbado. Esse cenário permanece durante a trajetória de Jamie em entender a tristeza de seus pais, a morte de sua outra irmã e tudo o que há para acontecer na vida de uma criança sozinha. O livro lembra um pouco “O Jardim de Cimento” (Ian McEwan), que relata a história de crianças que moram numa casa sem os pais e tentam se virar para sobreviverem da melhor forma possível. É o pensamento ingênuo, belo e divertido das crianças que fazem situações inusitadas e até mesmo macabras acontecerem naturalmente, como a única opção que elas conhecem.

O que mais gostei no livro foi a constante do personagem, pois imagino que para um escritor usar como personagem-narrador uma criança e isso ser convincente, é preciso manter uma linha segura sobre os pensamentos dele e, principalmente, em suas atitudes. Annabel Pitcher conseguiu isso muito bem, de forma que esquecemos que o livro foi escrito por ela, e sim pelo garoto Jamie Matthews.

A ausência materna

Além de Jamie e sua família dilacerada pela morte da irmã, há outros personagens interessantes, como a menina muçulmana Sunya e Daniel, um garoto do tipo malvado que pratica bullying com Sunya e o garoto Jamie, que também se reconhece como o Homem-Aranha.

O mais dolorido, sem dúvida, é a ausência da mãe. Ela aparece em alguns momentos, mas é de cortar o coração imaginar uma criança sem os cuidados da família, pois enquanto o pai está bêbado, o que mantém Jamie forte é a esperança de que a mãe vai voltar a fazer parte da família.

Por fim, Um porto seguro que durante a história vai marcando suavemente os pontos que vai fazer Jamie e Jasmine deixarem um dia no caminho toda a sabedoria infantil que eles têm.

My Sister Lives On The Mantelpiece – children’s book trailer from Jamie Childs on Vimeo.

Onde Comprar Minha irmã mora numa prateleira: 
Amazon

Conheça 4 livros para jovens leitores

Facebook
Pinterest
Telegram
WhatsApp