Fim (Fernanda Torres) é um livro que surpreende por abordar a morte de forma delicada e densa.

Acompanho Fernanda Torres na TV desde a época de “Os normais”. Sempre ri muito com a atriz, seja incorporando suas personagens ou respondendo entrevistas. Quando soube que Fernanda lançaria um livro não me animei muito em ler, mesmo sabendo que seria publicado pela Companhia, que é uma das minhas editoras favoritas. O preconceito literário falou mais alto, já que muitos atores/músicos pecam quando decidem migrar da televisão/rádio à literatura (um exemplo mal sucedido é o Chico Buarque). Eis que Fernanda foi ao Programa do Jô falar sobre o lançamento de “Fim” e quando dei por mim, já estava colocando o e-book no leitor digital.

Fim” conta a história de Ribeiro, Ciro, Álvaro, Sílvio e Neto. Cinco amigos que foram companheiros em badalações durante a juventude e que agora estão no fim de seus dias.

Fernanda narra cada capítulo segundo a perspectiva de um desses personagens, que relembram suas façanhas, sua vida, seus amores e seus filhos até à beira da morte. Através dessas memórias conhecemos as mulheres que fizeram parte da vida desses amigos. São elas: Irene, Suzana, Célia e Norma.

A prosa de Fernanda é densa. Além de atriz, ela também é excelente escritora. Me surpreendi positivamente com sua narrativa carregada de sátiras e sarcasmo. Lembrou-me a narrativa de Daniel Galera misturada com J. P. Cuenca. Uma escritora promissora! Espero que Fernanda publique mais coisas, a literatura brasileira precisa de talentos como o dela.

Onde Comprar Fim (Fernanda Torres): Amazon

Leia também: Sete Anos (Fernanda Torres): o maior elogio que posso fazer é…

Share.