Início » Insurgente (Veronica Roth): uma pequena evolução

Insurgente (Veronica Roth): uma pequena evolução

Insurgente é o segundo livro da série Divergente. Quando li o primeiro, me surpreendi com a organização da sociedade que Veronica Roth criou, dividida em facções baseadas na personalidade do indivíduo. Gostei da história, apesar da narrativa fraca e fiquei curiosa por sua continuação.

A narrativa de Insurgente é em primeira pessoa, o que me aborrece. Narradores personagens não são para qualquer um. Definitivamente não é para Veronica. Acredito que um narrador onisciente, em terceira pessoa faz com que a trama tenha menos falhas. De qualquer forma, é preciso saber escrever. Roth está aprendendo. Insurgente é melhor e mais estruturado do que Divergente. Sua escrita evoluiu muito do primeiro livro para o segundo livro, porém precisa evoluir mais.

Tris, a protagonista, continua me agradando com sua coragem para defender seus ideais e entes queridos. É a mocinha que luta contra os opressores. Seu namorado, Quatro, também é um personagem clichê, mas é agradável aos olhos do leitor, mostrando sua faceta de justiceiro corajoso. Os acontecimentos trágicos que envolvem a vida e o relacionamento dos personagens também ajudam a dar um “up” na história. Afinal, todo mundo gosta um pouco de drama, não é mesmo?

Não há muitos personagens novos no segundo livro. A presença da vilã ainda é forte, mas os mocinhos continuam tentando salvar seu povo. Insurgente tem muita ação, várias revelações sobre fatos e personagens do livro anterior e assim como Divergente, um final que deixa o leitor instigado a ler o restante da série. Que venha Convergente!

Onde comprar Insurgente: Amazon

Leia sobre os outros livros da autora:

Leia também: