Carolina Nabuco foi uma escritora brasileira do século XX, reconhecida por suas obras literárias e por sua contribuição à escrita feita por mulheres em um período de pouco espaço e acesso a todas elas. Nascida em 9 de junho de 1890, no Rio de Janeiro, Carolina de Albuquerque Nabuco de Araújo teve uma vida dedicada à literatura, com escritora, ensaísta e tradutora.

Iniciou sua carreira na década de 1910, publicando contos e artigos em revistas influentes da época. Seu primeiro livro, “A Sucessora”, lançado em 1934, alcançou grande sucesso nos anos 70, por ter se tornado uma novela. A obra que possui uma linguagem íntima e psicológica, retrata a história de uma mulher casada, revelando sua situação de submissão e limitação no casamento, abordando questões como a opressão e a busca por autorrealização.

A atriz Suzana Vieira no papel de Mariana, a protagonista da obra “A Sucessora”

Carolina Nabuco foi plagiada por Daphne du Maurier?

Uma polêmica envolve os romances “A Sucessora”, de Carolina Nabuco, e “Rebecca”, de Daphne du Maurier, que posteriormente inspirou o filme homônimo dirigido por Alfred Hitchcock. A controvérsia reside na possibilidade de du Maurier ter plagiado a obra de Nabuco. Alguns apontam semelhanças entre as histórias, levantando questionamentos sobre a autenticidade da trama de “Rebecca” em relação ao trabalho prévio de Nabuco. Essa disputa literária tem despertado debates e análises sobre as origens e influências das obras, ressaltando a importância de se investigar e reconhecer a contribuição dos escritores na construção da literatura.

Por que ler Carolina Nabuco?

Carolina Nabuco se destacou pela sua sensibilidade em retratar as complexidades das relações humanas. Suas obras trazem personagens realistas, com suas angústias, aspirações e desejos, o que proporciona uma leitura envolvente e empática.

Resgatar as obras de Carolina Nabuco nos dias atuais é relevante, pois suas temáticas continuam pertinentes. Suas histórias exploram questões humanas universais, oferecendo reflexões sobre relacionamentos, identidade e a busca por uma vida plena. Além disso, suas narrativas são uma janela para compreender a sociedade da época em que foram escritas, trazendo insights valiosos sobre a condição humana.

Conheça abaixo 5 livros de Carolina Nabuco para ler e se encantar!

1. A Sucessora (1934, romance)

Carolina Nabuco

A sucessora une prosa intimista e psicológica ao dar voz a uma protagonista feminina: Marina, uma jovem recém-casada que após uma romântica lua de mel muda-se para a mansão do marido, o milionário Roberto Steen. Ao entrar em sua nova residência, depara-se com um imponente retrato de Alice, a primeira mulher de Roberto, falecida poucos meses antes de Marina e ele se conhecerem. Alice era dona de uma personalidade exuberante e um ícone da sociedade carioca, enquanto Marina, criada na fazenda da família, sempre levou uma vida simples e distante dos costumes liberais da cidade grande. Marina é então invadida por sentimentos de insegurança e inadequação. + AMAZON

2. Chama e Cinzas (1947, romance)

Carolina Nabuco

Em Chama e cinzas, Carolina Nabuco mais uma vez faz um retrato da posição da mulher burguesa, agora no final da primeira metade do século XX, apresentando os valores e os tabus que orientavam o lugar social da mulher, mas trazendo também uma nova voz feminina que parece emergir desse contexto. Há, com isso, um distanciamento significativo de A sucessora, seu romance anterior, uma vez que naquela obra a protagonista Marina teme não ser a mulher ideal, enquanto Nica, a nova protagonista, deseja compreender por que tem sido essa mulher. + AMAZON

3. Oito décadas (memórias)

Carolina Nabuco

Rua Marques de Olinda 58 a casa onde viveu nos últimos vinte anos com os irmãos Maurício e Maria Ana nessa casa de jardim ensombrado e quintal ao fundo Carolina Nabuco escreveu sua memórias: Oito décadas. Não será das mais belas residência de Botafogo das poucas que ainda restam dos tempos da monarquia e das décadas iniciais do século. Mas o 58 que tão nobremente envelhece é preciso não esquecer tem uma legenda. Foi a casa de Joaquim Nabuco dos anos mais fecundos da sua gloriosa maturidade literária. O leitor que se prepare para sentir que tudo é brasileiro ao percorrer as páginas de Oito décadas o testamento literário de uma escritora ilustre que é ao mesmo tempo senhora da mais alta linhagem de formação e educação europeias no entanto de corpo e alma brasileiros. + AMAZON

4. O Ladrão de Guarda-Chuva e Dez Outras Histórias (contos)

Carolina Nabuco

Um livro difícil de ser encontrado, mas com paciência e tempo, dá para ser resgatado em algum sebo. A primeira edição saiu em 1969, pela editora Record.

5. Retrato dos Estados Unidos à luz da sua literatura (ensaio)

Uma joia rara que Carolina Nabuco nos deixou. O livro contém estudos das obras de escritores norte-americanos como Edgar Allan Poe, Henry Thoreau, Benjamin Franklin, Ralph Emerson, James Lowell, Nathaniel Hawthorne, Herman Melville, Walt Whitman, Emily Dickinson, Scott Fitzgerald. Um verdadeiro panorama da literatura norte-americana, com sua história, duas diversas tendências e movimentos literários, desde as origens até o século XX. Tem na Estante Virtual.

Share.