Chica da Silva é uma figura emblemática da história brasileira, cuja vida intrigante tem cativado leitores. Nascida por volta de 1732, em terras africanas, foi trazida ao Brasil como pessoa escravizada, onde sua beleza e inteligência conquistaram o coração do poderoso contratador de diamantes João Fernandes de Oliveira. Sua história de amor proibido e ascensão social desafia as convenções da época colonial, tornando-se um símbolo de resistência e determinação.

    Para os amantes da história e da cultura brasileira, mergulhar na vida de Chica da Silva através da literatura é uma experiência enriquecedora. Aqui estão 3 livros sobre Chica da Silva que exploram sua vida em diversas camadas:

    1. Chica da Silva e o contratador dos diamantes –  Júnia Ferreira Furtado 

    Chica da Silva

    A autora distingue a personagem histórica dos estereótipos a que foi reduzida e revela particularidades desconhecidas sobre os costumes da sociedade mineira colonial, o cotidiano das mulheres forras e as relações raciais nas Minas Gerais do auge da mineração… + Amazon

    2. As Multifaces de Chica da Silva em três romances brasileiros – Renata Ribas

    Chica da Silva

    Nos três romances analisados, publicados com cinquenta anos de intervalo, a construção da personagem Chica da Silva dialoga com visões de mundo e de construção artística bastante diversas. Assim, a personagem oscila entre o comportamento padrão da mulher de seu tempo, ora se mostra como um arquétipo de rompimento com esse padrão, o que suscita indagações do leitor não apenas sobre quem foi, de fato, Chica da Silva, mas, sobretudo, acerca da complexidade humana. + Amazon

    3. Xica da Silva: A Cinderela negra: A Cinderela negra – Ana Miranda

    O canto dos escravos dá o tom nesta obra e nos transporta para o Brasil do século 18: uma realidade de fidalgos e pés-rapados, de cantos africanos e rezas católicas, um quadro vivo e riquíssimo de detalhes do violento ciclo do diamante, por meio do qual Ana Miranda reconstrói a biografia de uma personagem que nos fascina há gerações. Com narrativa colorida e vibrante, a autora revela as facetas e interpretações por trás da figura de Xica da Silva: da sedutora, capaz de dominar os homens com astúcia e sensualidade, à concubina amorosa, fiel ao marido e dedicada aos filhos, passando pelo papel de mecenas do Tijuco, de dona de cem escravos e administradora da maior riqueza de seu tempo.


    Explorar a vida de Chica da Silva através da literatura é uma oportunidade única para compreendermos melhor não apenas sua história pessoal, mas também as complexidades da sociedade colonial brasileira. Não deixe de incluir esses livros em sua lista de leituras e embarque em uma jornada fascinante pelo passado do Brasil.

    Conheça Um Exu em Nova York: olhar negro sobre política, ética, racismo e religião

    Share.
    Leave A Reply