Hoje, ainda encontramos aqueles que se orgulham de ter uma rica biblioteca em casa, um livro impresso entre os mais vendidos e os que gostam de sentir o cheiro de livro novo. São os apaixonados por livros. Mas, com novas formas de produção de conteúdo para internet e mídias móveis, vemos o crescimento dos chamados livros digitais, sejam eles meros PDFs ou e-books interativos. São práticos e mais baratos que os livros impressos.

    Quando falamos em livros digitais, falamos do arquivo (conteúdo) e do dispositivo onde este arquivo será lido (tablets, PCs, notebooks, smartphones, etc).  Dispositivos usados pelos apaixonados por Gadgets.

    O escritor que antes não tinha a oportunidade de publicar um livro pode hoje publicá-lo na internet. E o leitor que antes não tinha acesso a livros pode facilmente encontrá-los na rede. Temos assim uma mudança na forma de ler e escrever.

    livro digital

    No caso da ampliação da leitura, não é apenas em relação ao número de acesso, mas também na forma, podemos ler em PCs, notebooks, tablets e smartphones. Ao invés de ler de uma forma convencional, o leitor pode interagir com outros leitores e até mesmo com o escritor (através de funcionalidades encontradas nos dispositivos ou em redes sociais virtuais). Então aquela ideia de que os jovens não possuem o hábito de leitura, não existe. Alguns podem não ler os clássicos da literatura, mas muitos fazem leituras de blogs, e-books na internet, consomem livros em formato PDF que estão disponíveis na rede para download.

    Hoje temos mais escritores e mais leitores!

    Editoras devem estar atentas para atender a nova demanda. É fato que muitas pessoas passam horas do dia em frente ao computador e praticamente o dia todo on-line em smartphones. Para essas pessoas é mais cômodo e preferencial ler nestes dispositivos. McLuhan disse: “O homem inventou a tecnologia e a tecnologia molda o homem.”

    Nós temos a opção de escolher entre livros impressos e digitais, vai da preferência e paixão de cada um, se é pelo cheiro do livro novo ou  pelo gadget de última geração. Daqui uns anos pode existir apenas uma opção, mas sempre o que vai prevalecer é o fetiche pelo conhecimento, conteúdo e história.

    Imagem: Photo: “Day 27: Downsizing” by Steven Dempsey (Via Tumblr)

    Share.
    Leave A Reply