Ah, essa intensa relação entre a literatura e o cinema! De dramas e documentários a romances e histórias de terror, conheça os livros do Grupo Companhia das Letras que foram adaptados para o cinema recentemente!
1. Mulherzinhas
Considerado um dos livros mais influentes de todos os tempos. A história das irmãs March se tornou um clássico feminista que reflete sobre a tensão entre obrigação social e liberdade pessoal e artística para as mulheres.
2. A vida invisível de Eurídice Gusmão
Capaz de falar de temas como violência, marginalização e injustiça com humor, perspicácia e ironia, Martha Batalha é acima de tudo uma excelente contadora de histórias.
Leia os comentários sobre o filme
3. Se a rua Beale falasse
Lançado em 1974, o quinto romance de James Baldwin narra os esforços de Tish para provar a inocência de Fonny, seu noivo, preso injustamente.
4. Cadê você, Bernadette?
Uma contundente comédia de costumes sobre uma família americana em crise. Sem sentimentalismos, mas com muita empatia, Cadê você, Bernadette? trata do amor incondicional de uma filha por sua mãe imperfeita.
5. Longe da árvore
Resultado de uma ampla investigação sobre as tensões entre identidade e diferença em famílias com filhos portadores de deficiências físicas, mentais e sociais, Longe da árvore, de Andrew Solomon, é um ensaio monumental sobre a tolerância e a valorização da diversidade.
Leia mais sobre Andrew Solomon
6. Carcereiros
Depois do best-seller Estação Carandiru, Drauzio Varella volta ao universo das prisões para mostrar ao leitor o outro lado da moeda: o cotidiano dos agentes carcerários.
7. A guerra não tem rosto de mulher
Uma história ainda pouco conhecida, contada pelas próprias personagens: as memórias das soldadas soviéticas que lutaram durante a Segunda Guerra Mundial. Uma obra-prima de Svetlana Aleksiévitch.
8. Os últimos soldados da Guerra Fria
A incrível aventura dos espiões cubanos em território americano. Ao escrever uma história cheia de peripécias dignas dos melhores romances de espionagem, Fernando Morais mostra mais uma vez como se faz jornalismo de primeira qualidade.
9. Marighella
O jornalista Mário Magalhães reconstitui a trepidante trajetória do revolucionário Carlos Marighella, militante do Partido Comunista Brasileiro e fundador da Ação Libertadora Nacional, o maior grupo armado de oposição à ditadura militar.
10. A arte de correr na chuva
Uma história comovente sobre lealdade, esperança, família e amor, que capta as maravilhas e absurdos da vida.
11. Por lugares incríveis
Quando Theodore Finch conhece Violet Markey em circunstâncias nada usuais, uma amizade única surge entre os dois. Cada um com seus próprios traumas e sofrimentos, eles se juntam para fazer um trabalho de geografia e acabam descobrindo muito mais do que os lugares incríveis no estado onde moram: a vontade de salvar um ao outro e continuar vivendo.
12. After
No primeiro dia na faculdade, Tessa conhece Hardin, um jovem rude, tatuado e com piercings que implica com seu jeito de garota certinha. Tessa logo descobre que Hardin possui um passado cheio de fantasmas e os dois começam um relacionamento intenso e turbulento. Depois dele, ela nunca mais será a mesma.
13. Depois a louca sou eu
Com humor e escracho, Tati Bernardi relembra histórias de pânico, amor e tarja-preta.
14. It: a coisa
Neste clássico de Stephen King, um grupo de amigos aprenderá o real sentido da amizade, do amor, da confiança… e do medo. O mais profundo e tenebroso medo.
15. Doutor Sono
Mais de trinta anos depois, Stephen King revela a seus leitores o que aconteceu a Danny Torrance, o garoto de O iluminado, depois de sua terrível experiência no Overlook Hotel.
Resenha da Livro & Café sobre O iluminado
16. O cemitério
E para fechar essa lista de literatura e cinema, temos o médico Louis Creed se muda com a família para uma pequena cidade do Maine. Em um bosque próximo à sua nova casa, ele descobre um lugar dominado por forças estranhas capazes de tornar real o que sempre pareceu impossível.