Claudio Levitan é um escritor brasileiro reconhecido por suas contribuições à literatura infantil e infantojuvenil. Seu estilo literário traz elementos de imaginação, humor e sensibilidade, tornando suas histórias ideais para crianças e adolescentes.

Um dos livros mais destacados de Claudio Levitan é “O Porão Misterioso,” publicado pela editora L&PM, que recebeu o Prêmio Açorianos de Literatura Infantil em 2001. A obra encanta os leitores com uma trama envolvente que estimula a imaginação e a curiosidade das crianças.

Outro livro bacana é “Pimenta do Reino em Pó,” também publicado pela L&PM, que foi indicado ao Prêmio Açorianos de Literatura Infantojuvenil em 2007. A história desse livro é um convite para os leitores mais jovens explorarem a magia das palavras e das aventuras.

Contribuições e antologias

Claudio Levitan também tem contribuído para a literatura infantil com livros que exploram a cidade de Porto Alegre, como “Porto Alegre no Livro das Crianças Perdidas.” Ele apresenta a cidade de uma maneira única, permitindo que as crianças se conectem com a sua história e cultura de uma forma envolvente.

Além de seus trabalhos na literatura infantil e infantojuvenil, Claudio Levitan demonstra sua versatilidade literária. Ele colaborou com Edgar Vasques no livro “Tangos e Tragédias em Quadrinhos“, publicado pela L&PM, e participou de diversas antologias de contos, contribuindo com sua voz singular para obras como “Caio de Amores,” “Nós, os gaúchos,” “Contos no Solar,” “101 que Contam,” “Brevíssimos,” e “Histórias de Quinta.”

Conheça abaixo 3 livros de Claudio Levitan que recomendo a leitura:

O porão misterioso

Claudio Levitan

O porão misterioso, escrito por Cláudio Levitan e com ilustrações de Lucas Levitan, é uma viagem incrível que começa no porão da casa de Matias, Alice e Tiago. É um porão misterioso que esconde estranhos perigos, tesouros que não são joias nem ouro. É muito mais do que isto: medo, susto, vertigem. Um porão que precisa de muita coragem para entrar, porque pode não se sair vivo de lá. Um lugar que guarda as aventuras mais surpreendentes onde menos se imagina. + AMAZON

Pimenta do reino em pó

Claudio Levitan

Os primos Matias, Alice e Tiago adoram ir almoçar na casa dos avós, Leôncio e Leonilda. Na casa dos velhinhos há um pátio enorme e um porão que já rendeu muitas aventuras ao trio no livro anterior de Cláudio Levitan. Em ‘O porão misterioso’, eles viajaram num foguete entre astronautas e deuses do sistema solar. Desta vez, quem conta as novas peripécias da turma é uma goiabeira sem frutos, abandonada no quintal, mas que escuta e observa tudo o que acontece ao redor. Ela foi a primeira a perceber que uma nova confusão estava em curso quando o velho Leôncio – apoiado em um dos galhos baixos da árvore -, começou a ler um livro que pertencera ao seu avô, Leondino, um inventor maluco. + AMAZON

Os segredos do poço seco (Claudio Levitan)

– Vocês não devem brincar perto do poço,é perigoso – alertam os adultos.
O aviso é o que basta para Matias, Alice e Tiago se aventurarem no poço seco do quintal dos avós – onde, aliás, caíra o vô Leôncio.
Lá encontrarão um livro misterioso escrito pelo vô do avô deles, e uma entrada para um mundo mágico, onde nem imaginação nem aventura têm fim. Vão se deparar com as criaturas mágicas búldrios, com Saci e Curupira, com bruxas e com o professor Dumbledore. Tudo é contado por duas folhas de uma velha goiabeira que testemunham tudo. Conseguirão as crianças salvar o mundo e voltarem sãs e salvas? + AMAZON

Conheça Literatura infantil brasileira: 15 autores e seus melhores livros

Share.