“Caderno Proibido” é um clássico moderno redescoberto da literatura italiana, escrito por Alba de Céspedes, uma das influências de Elena Ferrante. A história se passa na Roma dos anos 1950 e acompanha a vida monótona de Valeria Cossati, uma mulher de classe média que, ao comprar ilegalmente um caderno preto numa tabacaria, decide transformá-lo em seu diário. Neste caderno, Valeria revela seus pensamentos mais íntimos, enquanto enfrenta os desafios de ser mãe, esposa e funcionária de escritório numa sociedade conservadora.

Caderno Proibido
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A narrativa destaca a transformação gradual de Valeria à medida que ela explora sua própria identidade e desejo de autonomia, em contraste com as expectativas impostas a ela pelo marido e pelos padrões sociais da época. A obra acaba se relacionando com Um Teto Todo Seu, de Virginia Woolf. A relação distante com os filhos e a falta de reconhecimento pelo próprio nome contribuem para sua busca por autenticidade e liberdade.

Alba de Céspedes, conhecida por suas obras que exploram a profundidade das personagens femininas, mais uma vez demonstra seu talento ao retratar a intimidade e as lutas de uma mulher comum numa sociedade em transformação pós-guerra. “Caderno Proibido” oferece uma reflexão sensível sobre as mudanças sociais e pessoais vivenciadas por Valeria, enquanto ela desafia as normas e convenções de sua época.

Confira abaixo os trechos selecionados da obra:

“Seja como for, tenho quarenta e três anos e me parece vergonhoso recorrer a subterfúgios infantis para escrever num caderno. Por isso, é absolutamente necessário que eu confesse a Michele e aos meninos a existência deste diário e afirme meu direito de me fechar num aposento para escrever quando tiver vontade.

Ao reler o que escrevi ontem, acabo me perguntando se não comecei a mudar de índole a partir do dia em que meu marido, de brincadeira, passou a me chamar de ‘mamãe’. No início gostei muito, porque assim me sentia a única adulta em casa, a única que já soubesse tudo da vida. […] Mas agora compreendo que foi um erro: ele era a única pessoa para a qual eu era Valeria.

Sinto tudo em mim confusamente e não posso falar disso com minha mãe nem com minha filha, porque nenhuma delas compreenderia. Pertencem a dois mundos diferentes: um que acabou, junto com aquele tempo, e o outro que nasceu dele. E em mim esses dois mundos colidem, fazendo-me gemer. Talvez seja por isso que muitas vezes me sinto desprovida de consistência. Talvez eu seja somente essa passagem, essa colisão.

‘”Aprender a compreender as coisas mínimas que acontecem todos os dias talvez seja aprender a compreender realmente o significado mais recôndito da vida.

“Devo reconhecer que a determinação com a qual me defendo de qualquer possibilidade de repousar talvez não passe de medo de perder essa única fonte de felicidade que é o cansaço.

“E isso porque, se os filhos podem confessar francamente que se entediam com os pais, uma mãe nunca pode confessar que se entedia com os filhos sem parecer desnaturada.

“Talvez existam pessoas que, conhecendo-se, conseguem se tornar melhores; eu, porém, quanto mais me conheço, mais me perco.”

Temo que, admitindo haver desfrutado nem que seja de um curto repouso, de uma distração, eu perca a fama de me dedicar à família cada instante do meu tempo. De fato, se eu o admitisse, todos os que me cercam já não se lembrariam das horas incontáveis que passo no escritório ou na cozinha, fazendo compras para casa ou consertando roupas, e apenas dos breves momentos empregados na leitura de um livro ou num passeio

A filha é para a mãe ao mesmo tempo seu duplo e uma outra, ao mesmo tempo a mãe a adora imperiosamente e lhe é hostil; impõe à criança seu próprio destino: é uma maneira de reivindicar orgulhosamente sua própria feminilidade e também uma maneira de se vingar desta.

Nunca poderia acreditar que tudo o que me acontecesse ao longo do dia merecesse ser anotado. Minha vida sempre me pareceu meio insignificante, sem acontecimentos notáveis além do casamento e do nascimento das crianças. Mas, desde que, por acaso, comecei a manter um diário, percebo que uma palavra, um tom, podem ser tão importantes, ou até mais, quanto os fatos que estamos acostumados a considerar como tais.

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