O Prêmio Jabuti é conhecido como um dos mais importantes do Brasil. Existe desde 1959 e foi idealizado por Edgard Cavalheiro, escritor, editor, crítico literário e biógrafo de Monteiro Lobato.

O prêmio, que hoje possui 27 categorias, já passou por inúmeras polêmicas, como todo prêmio, mas ainda se consolida como parte importante da literatura nacional.

Recentemente, alguns meios literários, comentavam que a Câmara Brasileira do Livro (CBL) estaria negociando com a Amazon para realizar uma votação popular para o Prêmio Jabuti, informação confirmada hoje pela PublishNew: “as obras finalistas nas categorias Romance, Contos e crônicas e Poesia concorrerão a um prêmio adicional, decidido pela avaliação dos leitores“.

Nesta semana, dia 21 (sexta-feira), vamos conhecer os finalistas do prêmio, então, o leitor que acessar o site da Amazon poderá realizar a avaliação nas obras finalistas. Assim, em cada uma das categorias, haverá o Prêmio Jabuti Escolha do Leitor, que será anunciado no dia 24 de novembro.

Porém, a premiação não será a mesma para os autores escolhidos a partir do site da Amazon, enquanto os vencedores das categorias “tradicionais” receberão o troféu e um valor em dinheiro. A categoria, que já nasce polêmica, “Prêmio Jabuti Escolha do Leitor”, contempla o ganhador com o troféu e um Kindle.

Acesse o regulamento aqui.

Mais informações, no site: 58º Prêmio Jabuti

Share.
Leave A Reply