[Este Diário de Leitura pode conter spoilers]

    Cerca de mais de 100 páginas depois, ainda estou curiosa com a história, mas confesso que passei por fases em que pensei se continuaria a leitura ou não. Acho que tudo se deve ao fato de o enredo ter poucos personagens e girar em torno integralmente do triângulo amoroso Lena, Paulo e seu irmão, Maurício. Mas, como é meu primeiro Nelson Rodrigues, decidi continuar porque tenho a esperança de ser surpreendida… e por enquanto não me arrependi.

    Geralmente romances, aqueles amorosos mesmo, puramente de idas e vindas de casais não me encantam muito. Meu destino é pecar tem muito disso, mas o que também ainda não me fez desistir da leitura de fato foi que o Nelson pega uma cena e mostra o lado trágico. A dor, o desespero, a maldade, a perturbação. Em especial das mulheres.

    “Ela falara com uma certeza tão fanática e um ódio tão selvagem, que Maurício estremeceu. Pensou então que a única coisa que não tem limites é o ódio de mulher. Beijaram-se de novo. (…) Sua maldade de mulher despertava. Ela queria agora atormentá-lo. Sabia que diante de uma mulher todo homem é, no fundo, ingênuo, ao alcance de qualquer malícia ou mistificação.”

    p. 134

    Nos últimos capítulos que li, fiquei estarrecida sobre como praticamente todas as personagens femininas guardam ódio entre si: a sogra pela nora, uma irmã pela outra, a tia pela sobrinha… e também entre vizinhos, a mãe pelo próprio filho, etc. Todos estão envolvidos em tramas de vingança e mentiras. Minha impressão em cada página é de um cenário mórbido, frio, tenso, mas muitas vezes próximo da realidade em que vivemos e até, talvez, não percebemos.

    Nesse clima, todos conspiram pelo sumiço de Lena. Ou porque a querem longe de Paulo ou longe de Maurício, cada qual desejando isso à sua maneira e com seus objetivos. E conspiram mesmo: desaparecimento sem provas, morte, cárcere e por aí vai.

    Esses últimos acontecimentos me fizeram retomar o ânimo na leitura: estou ansiosa pelas próximas páginas e pelo desfecho dessa rede de intrigas.

    O diário de leitura Meu destino é pecar (Nelson Rodrigues) continua aqui:

    Compre Meu destino é pecar na Amazon

    Share.