A história de amor de Fernando e Isaura (Ariano Suassuna)

Ler Ariano Suassuna é fundamental na vida de qualquer pessoa. As suas palavras, cada frase, o parágrafo, o capítulo, o livro todo, possuem uma beleza singular e simples, que remete rapidamente para o nordeste do Brasil. O cenário é claro como a areia, a brisa suave e contínua desliza em sua linguagem de contador de história erudito e popular, romântico, divertido e crítico.


A História de amor de Fernando e Isaura (escrita em 1956, mas publicada somente em 1994), segundo o próprio escritor, é uma história “fora de moda”, pois os jovens, impedidos de se amarem por causa de uma tragédia familiar, sofrem desesperadamente por culpa, dor, amor e paixão.

Tudo começa quando o tio de Fernando pede para ele ir a outra cidade casar, por meio de uma procuração, em seu nome, pois ele tem negócios importantes para tratar que o impedem de ir no dia do próprio casamento. Fernando, que ama o seu tio, faz o que ele pede, porém, ao conhecer Isaura se apaixona loucamente, antes mesmo de saber que ela é a noiva de seu tio.

A partir deste ponto, os capítulos continuam no mesmo ritmo, como uma história contada por alguém sentado na beira da calçada em um dia de verão nordestino, como uma literatura de cordel, que leva o leitor para o caminho da simplicidade e acontecimentos tão tristes, duros, sofridos, melancólicos, mas com aquela beleza singular da paixão. No entanto, a diferença e originalidade da história acontece com o arrependimento e o sacrífico dos personagens apaixonados. Depois de viverem uma sórdida relação que, ao mesmo tempo faz crescer o amor e o desejo, destrói a saúde física dos amantes, o que permite várias relações entre amor, honestidade e peso na consciência. O quanto o amor aguenta?

A História de amor de Fernando e Isaura foi inspirada na lenda “Tristão e Isolda”, de origem medieval, contada e recontada infinitas e diferentes vezes. Na versão de Suassuana, a força de um grande amor se faz presente, porém, a tragédia nacional é mais convincente e possível, o que acaba indo de encontro com as palavras do escritor, que trouxe ao público uma história que está sim muito na moda… só lendo para descobrir por quê.

Onde comprar A História de amor de Fernando e Isaura,
de Ariano Suassuna: Amazon




Francine Ramos

Criou o Livro&Café em 2011, é professora de Língua Portuguesa, adora ler e trabalhar com mediação de leitura. Acredita que os livros podem mudar o mundo e ama Virginia Woolf.

2 Comments
  1. Adorei!! Sua escrita tá tão poética que fiquei morrendo de vontade de adentar nesse universo do livro!!

Leave a Reply

Your email address will not be published.