2ª Leitura coletiva: A viagem, o primeiro romance de Virginia Woolf

Começar com os contos foi um jeito para “esquentarmos” a nossa mente para o mundo woolfiano, referente aos primeiros anos de vida literária da escritora. Sabemos que os primeiros contos foram escritos em 1906, o mesmo período que ela iniciou a jornada para escrever A Viagem, o primeiro romance.

O livro foi concluído em 1915. É o trabalho que mais demorou a ser finalizado pela autora. Por diversos motivos, entre eles, a morte de pessoas queridas e uma crise de depressão.

A Viagem conta a história de Raquel Vinrace, que viaja para a América do Sul e, a bordo de um navio, faz também uma viagem íntima, sobre a sua vida e as pessoas que a cercam. Mrs. Dalloway, uma das personagens mais famosas da autora também está presente nesta obra que, conforme as palavras de Angelica Garnett, sobrinha da autora,

“Foi preciso coragem e tenacidade para nadar contra a forte corrente de romantismo que ainda prevalecia na época, e através do livro todo ela é leal ao que reconhecemos como sua estrela-guia, caminho do qual, uma vez tomado, ela nunca se apartará”. (A Viagem, p. 24, Introdução, tradução de Lya Luft)

Assim, o primeiro livro de Virginia Woolf é um romance que ainda está dentro dos padrões da época, porém, é na alma dos personagens que podemos identificar a força do movimento modernista na autora. Ela, mesmo jovem e inexperiente sabia muito bem que a literatura poderia ser outra coisa, que os romances caminhariam para um lado mais feliz e livre.

Nós vamos começar a ler A Viagem no dia 26 de junho de 2016, uma semana após a conclusão da “primeira etapa” da leitura coletiva.

IMPORTANTE: Não leia o Prefácio, pois tem spoiler!!! 

Por ser um romance de 548 páginas e 27 capítulos (edição da Novo Século), a leitura coletiva irá se estender até setembro, assim:

tabela-card-a-viagem-ok

É importante saber que a tabela acima não precisa ser seguida a risca, ela funciona apenas para que os participantes não se percam durante o processo e leiam, mais ou menos, no mesmo ritmo.

Vamos? 🙂

Confirme presença no evento.

2-leitura

Onde comprar A Viagem:

Estante Virtual (Sebo) (média de 16 reais)
Há também as versões para e-book (média de 9 reais)

Donwload gratuíto, em inglês


Francine Ramos

Criou o Livro&Café em 2011, é professora de Língua Portuguesa, adora ler e trabalhar com mediação de leitura. Acredita que os livros podem mudar o mundo e ama Virginia Woolf.

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Primeiramente, Fora Temer!

Livro&Café é feito por Francine Ramos, desde 2011.

“Livros, o precioso sangue dos espíritos imortais” Virginia Woolf