os 10 músicos mais influenciados pela literatura

Os 10 músicos mais influenciados pela literatura

As artes emprestam-se umas às outras. E a literatura, talvez, é a mais generosa dessa turma, afinal, filmes baseados em livros têm aos montes. E o que também temos são as músicas, até mesmo álbuns completos inspirados em livros, como A Evolução dos Bichos que inspirou todo o álbum Animals, da banda Pink Floyd e O Senhor dos Anéis que inspirou várias músicas do álbum Led Zeppelin IV, da banda Led Zeppelin. Mas hoje, o que trago aqui para o blog, são inspirações menos conhecidas e diretas, mas que complementaram a obra de todos esses artistas. Vamos à lista que encontrei no site Flavorwire:

 1. The Smiths

Morissey, vocalista da banda, representa a música de uma forma muito abrangente, pois é contemporâneo e aos mesmo tempo utiliza referências literárias do século XIX, num caminho entre o romantismo e o cinismo. Temos a famosa Cemetry Gates, inspirada explicitamente nos escritores John Keats, William Butler Yeats e Oscar Wilde. E, claro, a consagrada How Soon is Now, inspirada no romance Middlemarch, de George Eliot.

2. Patti Smith

Entre os músicos mais influenciados pela literatura, temos Patti Smith e a certeza que o punk rock tem influência de poetas românticos, como Rimbaud e Blake. Patti Smith, que também é escritora, revelou “Eu tinha dedicado muito de meus sonhos de menina a Rimbaud. Rimbaud era como meu namorado”. Ela também é fã de Virginia Woolf e gosta de ler os livros dela em alguns lugares por aí.

3.  The Doors

“Eu sou o Rimbaud de jaqueta de couro”, foi o que declarou Jim Morrison certa vez… mais um roqueiro influenciado pelo poeta simbolista. O nome da banda foi tirada do livro “As portas da percepção” de Aldous Huxley e uma de suas músicas mais famosas, The End, é uma releitura sombria de Édipo, de Sófocles. Sem contar William Blake, Jack Kerouac, e Bertolt Brecht que também inspiraram o gênio.

4. Nick Cave and the Bad Seeds

Entre os músicos mais influenciados pela literatura, temos o genial Nick Cave. Em sua obra contém alusões líricas com versículos bíblicos, literatura, poesia e folclore. Há uma forte presença de lirismo erudito, como podemos perceber nas canções “The Lyre of Orpheus” e “Red Right Hand“, que contém referências ao poema Paradise Lost, de John Milton.

5.  Kate Bush

Ela é uma cantora ousada e experimental, contém influências de Molly Bloom, personagem de James Joyce no romance Ulysses e também da obra “O morro dos ventos uivantes”, de Emily Brontë, como na música  Wuthering Heights.

6. The Cure

A carreira da banda The Cure oscila entre o pop e o gótico. E entre essas características moram várias influências literárias: “Killing An Arab” é um resumo de “O estranho“, de Albert Camus; “Charlotte Sometimes” é sobre um romance de mesmo nome, da escritora Penelope Farmer; “How Beaultiful You Are” tem inspiração nos poemas de Baudelaire; e “The Drowning Man” é uma referência a Gormenghast, de Mervyn Peake.

 7. The Velvet Underground

A música “Venus In Furs“, foi inspirado em um livro de mesmo nome, escrito por Leopold von Sacher-Masoch. Lou Reed e John Cale seguiram caminhos diferentes, mas ambos adotaram um estilo que contém referências literárias. A música “Child’s Christmas in Wales” de John Cale é inspirado na obra do poeta Dylan Thomas, e Lou Reed encontrou inspiração em Edgar Allan Poe.

Conheça 5 grandes contos de Edgar Allan Poe para ler urgente!

8. Leonard Cohen

Entre os músicos mais influenciados pela literatura, temos o gigante Leonard Cohen. Ele começou sua carreira como poeta e teve seu reconhecimento nos dois campos, música e literatura. Recentemente, sua canção chamada “Alexandra Leaving” empresta temas do poeta Constantine P. Cavafy.

9. Bob Dylan

Dylan é, talvez, o último trovador de nosso tempo, um devoto à poesia, tanto quanto à música. Dylan sempre cita Arthur Rumbaud, Paul Verlaine, ou Dylan Thomas (de quem tomou seu nome artístico) entre seus heróis, ao lado de compositores como Woody Guthrie. Dylan, como Leonard Cohen, também tentou fazer poesia e lançou um livro em 1966 chamado Tarantula. Sua canção mais famosa com influências literárias é, provavelmente, “Desolation Row“, onde ele se refere a Ezra Pound e T.S. Eliot.

10. Iron Maiden

É uma das bandas de rock metal mais carregadas de influências literárias, prova disso é o álbum “Seventh Son“, totalmente inspirado na obra de Orson Scott Card. A música “The Tropper“, do álbum “A Pice of Mind” é inspirada num poema de Lord Tennynson, cujo tema é a Guerra da Criméia e foi escrita pelo baixista da banda e principal compositor, Steve Harris.

Imagem padrão
Francine Ramos
Editora da Livro&Café desde 2011. É professora de Língua Portuguesa e tenta ser escritora (um conto seu foi publicado na coletânea Leia Mulheres, em 2019). Acredita que os livros podem mudar o mundo e ama Virginia Woolf.

Assine nossa newsletter

Toda semana um resumo com os principais conteúdos da revista em seu e-mail!

6 comentários

  1. nao seria a Revoluçao dos bichos?

  2. O livro de Albert Camus se chama “O estrangeiro” em português.

  3. Arthur Rimbaud não era um poeta romântico, era um poeta simbolista. Mais especificamente do movimento decadente iniciado por Baudelaire.

  4. Kate Bush sem “O morro dos ventos uivantes”? A obra inspirou a música dela tbm, não?

Deixe um comentário