Desventuras em série (Lemony Snicket)

A coleção Desventuras em série faz parte daqueles livros que podem ser lidos em qualquer idade. Não que haja algum empecilho pra você ler algum livro em qualquer idade, felizmente, todos nós podemos ler o que quisermos e quando quisermos. Mas Desventuras possui um certo tipo de camada, que pode ser descoberta dependendo da maturação do leitor. Isso acontece porque o autor consegue ser acessível às crianças e deixa margem para ótimos debates para os adultos. A maioria dos livros tem um foco filosófico dependendo do enredo do volume.

São 13 livros contendo o nome Desventuras em Série, mas existem dois que são intrinsecamente veiculados à história, Autobiografia Não Autorizada de Lemony Snicket e Beatrice Letters (sem edição brasileira, infelizmente), estes últimos são uma espécie de apêndices para a história principal.

A maioria deve saber que a história se trata de três órfãos que fogem de um inescrupuloso Conde, o filme chegou a retratar bem essa fuga. Mas o que a maioria também não sabe é que os livros são cumulativos, digamos que os treze são apenas um livro de treze capítulos. Digo isso porque cada livro constrói a história principal, e ao contrário do que muitos pensam ao começar a ler, não são volumes do mais do mesmo. Snicket constrói tudo paulatina e vagarosamente. Aquele fato que você imaginava que era só pra poder fazer um livro a mais, na verdade, como você descobrirá mais para frente, é a resposta de um mistério que conseguiremos formular apenas nos livros mais adiante. E isso faz com que o autor seja um mestre em saber arquitetar bem uma história. E o simples fato de você precisar procurar por si mesmo as pistas espalhadas pelos livros faz da série a melhor que já li (sem exageros, quem leu sabe). E não pense que são mistérios simples encontrados em revistas de passatempos. O autor trabalhou muito bem o drama e o suspense por trás de tudo. Ele soube manipular o leitor e transmitir veracidade aos acontecimentos (embora muitos deles beirem ao bizarro).

Eu costumo dizer que o filme tirou a história principal. E revendo essa fala eu preciso concordar, porque a trama que serve de base para toda a história não foi mencionada. Foi no máximo aludida em uma pequena cena. É como se fizessem um filme sobre Harry Potter sem a história da predestinação do pequeno bruxo etc. Apenas um menino que se descobriu com poderes mágicos brincando numa escola. Diante de tudo isso, crianças, adultos, ou seja lá quem estiver lendo esse post, vão o mais rápido possível atrás dessa coleção para perceberem quão bem-aventurada é a vida de vocês.

Onde comprar Desventuras em Série: Amazon

Imagem padrão
Alister Vieira
Life's short, talk fast

Assine nossa newsletter

Toda semana um resumo com os principais conteúdos da revista em seu e-mail!

Deixe um comentário