11 dicas para organizar suas leituras

Compartilhe:

Ler, ler, ler… toda vez que você, leitor, fala que gosta de ler livros, parece que é transformado em um ser de outro planeta. Mas como você consegue? Que horas você lê? Não dá sono? Essas entre outras tantas perguntas povoam o mundo dos não-leitores. Abaixo, então, você vai encontrar 11 dicas para organizar as suas leituras. Isso pode fazer você entender como é a vida de uma pessoa que lê, ou não.

ANTES DA LEITURA

1. Tenha metas

Mas metas possíveis! Nada de querer ler Guerra e Paz em um mês, por exemplo. Mas você pode colocar a meta de ler o calhamaço no 1º semestre do ano.

2. Faça uma tabelinha

Vamos supor que você quer ler um livro em 1 mês. Divida o número de página pelo nº de dias do mês, a partir disso você saberá quantas páginas precisará ler por dia.

3. Leitura é hábito

Fique atento (a) á sua rotina. Verifique o que você faz nos momentos de ociosidade, por exemplo: se você fica 30 minutos por dia olhando o Feed do Facebook, que tal deixar 20 minutos reservado para leitura?

4. As manias: fechamento do mês

Cuidado em adquirir manias absurdas. Leve tudo com tranquilidade, mas se você acabar o mês sem ter concluído aquele livro que tato queria, na próxima vez, escolha um livro menor, de poesias, por exemplo, assim você termina o mês com todas as leituras concluídas.

DURANTE A LEITURA

5. Anote!

Tenha um bloquinho ou caderno de anotações por perto e faça anotações, isso ajuda a organizar as ideias. Se um livro possui muitos personagens, anote o nome deles e alguma referência que fique fácil a identificação, isso ajuda muito!

6. E os sentimentos e sensações?

Anote também o que você está sentindo, isso faz uma grande diferença no momento de pensar sobre o significado da leitura para você.

7. Fazer marcações no livro

Pode! Use lápis, ou o que você quiser! Seja feliz!

8. O uso de post-it

Use post-it para marcar os momentos mais importantes da história ou qualquer coisa que você considere essencial. Uma dica é organizar pelas cores. Exmplo; post-it azul para as partes preferidas; post-it vermelho para o nome dos personagens; post-it amarelo para as martes que você não gostou muito; etc.

DEPOIS DA LEITURA

9. Um balanço

Releia suas anotações e perceba o quanto as coisas foram evoluindo (ou não rs)

10. Reflita

Pense, pense, pense. Por que a leitura foi importante? O que eu aprendi com esse livro? São perguntas norteadoras que podem colaborar com a sua relação com o livro.

11. Converse, divulgue e participe!

Converse com seus amigos sobre o livro que leu. Escreva sobre ele nas suas redes sociais, participe de clubes de leitura. Tudo isso colabora para a divulgação dessa atividade tão maravilhosa, mas ainda tão rara em nosso país. Talvez um amigo fique curioso em ler um livro porque viu uma frase compartilhada em seu Facebook, ou uma foto que você colocou no Instagram! Converse, divulge sempre e participe desse universo tão mágico!

Boas leituras!

Veja o vídeo no canal Livro&Café para organizar leituras: