7 vídeos para aprender mais sobre feminismos

Nem preciso começar dizendo que feminismo é um dos conceitos mais discutidos e incompreendidos dos últimos tempos. Isso se deve, por um lado, à ignorância em torno do tema; do outro, é uma reação conservadora e violenta às pautas apresentadas pelas feministas (aliás, quem aqui já foi chamada de feminazi?).

Seja qual for o motivo, precisamos cada vez mais conversar sobre os feminismos – sim, no plural, pois não se trata de um movimento homogêneo – para que mais e mais pessoas percebam que a busca por igualdade e respeito beneficia todas e todos. Por isso, separei alguns vídeos do TED que podem nos ajudar a discutir temas complexos relacionados às questões feministas, como sexismo, empoderamento feminino, violência de gênero etc. Vamos compartilhar conhecimento?

* Os vídeos em inglês têm legenda em português, basta ir em “detalhes” no rodapé do vídeo e selecionar a opção desejada.

Todos nós deveríamos ser feministas – Chimamanda Ngozi Adichie

 

Sexismo cotidiano – Laura Bates

 

Chega de Fiu Fiu! Cantada não é elogio – Juliana de Faria

 

Empodere Duas Mulheres – Maynara Fanucci Leme

 

Confissões de uma feminista ruim – Roxane Gay

 

Ensine às meninas coragem e não perfeição – Reshma Saujani

 

Liberte a inteligência, a paixão, a grandeza das meninas – Leymah Gbowee

Avatar
Bruna Bengozi

Bruna é mestra em História pela USP, redescobriu (e redescobre) o amor pelos livros, pela música e pela vida. Aguarda ansiosamente a queda do capitalismo e do patriarcado. Sofre de "síndrome do impostor".

Não há comentários. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu e-mail não será publicado