Muzei: um museu na tela do seu celular

Já pensou em ter uma obra de arte diferente por dia como papel de parede no seu celular? Pois o aplicativo Muzei é um verdadeiro museu na tela, trazendo pinturas de diversas épocas e artistas que já estão em domínio público.

Muzei foi criado por Roman Nurik e Ian Lake, com contribuições da comunidade open source. Seu nome é uma transliteração da palavra russa музей, que significa “museu”.

Quem me apresentou este app foi uma grande amiga e eu instalei assim que vi, justamente pelo seu ar de novidade. Além da curiosidade de saber qual será a tela do dia, posso saciar a minha vontade de conhecer obras e pintores/as, pois ao clicar na imagem, dá para ir direto ao WikiArt, que possui todas as informações sobre a pintura, autoria, período etc. O Muzei também tem um arquivo com as imagens que já passaram pelo app. Todas tem excelente resolução e, se quiser vê-las em detalhes, basta dar dois cliques para ver as telas por completo. Ah, no momento, ele só funciona em aparelhos com Android.

Muzei

Eu, como sou doida pelos trabalhos de Van Gogh, sempre fico feliz quando uma obra do holandês aparece na minha tela.  Que tal baixar o app e descobrir se os seus pintores favoritos estão por lá ou, melhor, conhecer outras obras e se encantar ainda mais pela história da arte?

* Imagem de capa: “Leitura”, de Almeida Júnior. Óleo sobre tela, 1892.

SOBRE:

Cafezinho, nossa nova coluna, tem como objetivo reunir indicações variadas com um diferencial: os textos serão curtos e até mais intimistas, bem propícios para se ler naquelas pausas de poucos minutos – ou em qualquer momento que você quiser, fique à  vontade! 

Avatar
Bruna Bengozi

Bruna é mestra em História pela USP, redescobriu (e redescobre) o amor pelos livros, pela música e pela vida. Aguarda ansiosamente a queda do capitalismo e do patriarcado. Sofre de "síndrome do impostor".

Não há comentários. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu e-mail não será publicado