11 palestras do TED Talks sobre diversidade e inclusão

Palestras sobre diversidade e inclusão para pensar esses temas a partir de experiências reais

Sou suspeita para falar, pois adoro a plataforma TED Talks, que reúne diversas palestras, sobre variados assuntos, proferidas por pessoas de todo o mundo. Portanto, sempre que posso, gosto de selecionar algumas conferências e compartilhar com o público da Livro & Café! Desta vez, separei 11 vídeos sobre a diversidade, tema do editorial deste primeiro trimestre.

Espero que gostem e compartilhem!

 

Como abordar a diversidade e a inclusão do local de trabalho

Imagine um local de trabalho em que pessoas de todas as cores e raças possam subir cada degrau da escada corporativa, e em que as lições que aprendemos sobre a diversidade no trabalho realmente transformem as coisas que fazemos, pensamos e dizemos fora do local de trabalho. Como chegamos lá? Nesta palestra franca, a defensora da inclusão Janet Stovall compartilha um plano de ação em três partes para criar locais de trabalho em que as pessoas sintam-se seguras e que espera-se que sejam seu “eu” autêntico, não representado.

 

Daltônico ou corajoso?

A questão racial pode ser bastante delicada. A executiva financeira Mellody Robson diz que é como “tocar uma cerca elétrica”. Entretanto, ela diz que essa é exatamente a razão pela qual devemos começar a falar sobre isso. Nessa palestra envolvente e persuasiva, Mellody argumenta que falar abertamente sobre raça – e particularmente sobre diversidade em processos de contratação – pode melhorar tanto os negócios quanto a sociedade.

 

Inclusão, diversidade e as fronteiras do preconceito

Aos 28 anos, por meio de seu trabalho com diversidade e inclusão LGBT, Filipe Roloff constrói pontes no mundo corporativo. Em 2017, integrou a lista dos 50 futuros líderes LGBT do mundo, publicada pelo jornal britânico Financial Times, e ficou entre os 100 finalistas do concurso RAHM, que reconhece os novos líderes LGBT globais, na Alemanha. Filipe fala sobre como atravessar as fronteiras do preconceito e de seus privilégios sociais o ajudaram a compreender a importância da inclusão para as pessoas, as empresas e o mundo.

 

A inclusão do deficiente no mercado de trabalho

Nesta palestra, Ana Silvia Marcatto Begalli trata da inclusão do deficiente físico no mercado de trabalho brasileiro. Advogada, pesquisadora e professora da Faculdade de Jaguariúna/FAJ, Begalli possui graduação em Direito pela Universidade Paulista/UNIP e especialização em Direito Constitucional e Direito Processual Civil pela PUC/Campinas. É mestre em Direito (área de concentração Constitucionalismo e Democracia) pela Faculdade de Direito do Sul de Minas/FDSM e doutoranda em Direito Civil pela Universidade de Buenos Aires/UBA.

 

Você quer uma empresa mais inovadora? Contrate mais mulheres

As empresas com diversidade são mais inovadoras? Rocío Lorenzo e sua equipe entrevistaram 171 empresas para descobrir isso – e a resposta claramente foi “sim”. Numa palestra que irá lhe ajudar a criar uma empresa melhor e mais desenvolvida, Lorenzo mergulha nos dados e explica como sua empresa pode começar a criar ideias novas e mais criativas ao tratar a diversidade como uma vantagem competitiva.

 

Educação e diversidade

Mariana Benchimol compartilha conosco a busca por um novo paradigma educacional. Pedagoga, co-fundadora do Instituto Socioeducativo Oju Moran e da Escola Comunitária Cirandas.

 

O poder da diversidade dentro de você

Rebeca Hwang passou a vida lidando com identidades: herança coreana, criação argentina, educação nos Estados Unidos. Por muito tempo, teve dificuldade em encontrar um lugar no mundo para chamar de lar. No entanto, juntamente com esses desafios, veio uma compreensão fundamental: que uma formação diversificada é uma vantagem distinta no mundo globalizado de hoje. Nesta palestra pessoal, Hwang revela os benefícios infinitos de abraçar nossas identidades complexas e compartilha suas esperanças de criar um mundo onde as identidades não sejam usadas para afastar, mas para unir as pessoas.

 

O poder revolucionário da diversidade de pensamento

“A partir dos demagogos populistas, aprenderemos que a democracia é indispensável”, afirma a romancista Elif Shafak, “a partir dos isolacionistas, entenderemos a necessidade da solidariedade global. E, a partir dos tribalistas, compreenderemos a beleza do cosmopolitismo”. Nascida na Turquia, Shafak sentiu na pele a devastação que a perda de diversidade pode trazer, e conhece o poder revolucionário do pluralismo como uma resposta ao autoritarismo. Nesta palestra passional e pessoal, ela nos lembra que não há binarismo na política, nas emoções e em nossas identidades. “Ninguém nunca deveria se calar diante o medo da complexidade”, diz Shafak.

 

Minha identidade é um superpoder, não um obstáculo

Hollywood precisa parar de resistir a como o mundo, na verdade, se parece, diz a atriz, diretora e ativista America Ferrera. Ao traçar os contornos de sua carreira, ela pede uma representação mais autêntica de diferentes culturas na mídia e uma mudança na maneira como contamos nossas histórias. “A presença cria possibilidade”, diz ela. “Quem vemos prosperando no mundo nos ensina como ver a nós mesmos, como pensar em nosso próprio valor e como sonhar com nosso futuro”.

 

A importância da diversidade no universo das histórias em quadrinhos

Desde o seu primeiro dia como diretora de desenvolvimento de personagens e conteúdo da Marvel Comics, Sana Amanat se esforça para criar e promover super-heróis que não são apenas homens brancos heterossexuais. Nesta palestra inspiradora, ela discute os resultados encorajadores dessa missão editorial – e enfatiza a importância da diversidade em um meio que serve a um público incontestavelmente heterogêneo. Vídeo com legendas em espanhol.

 

A importância de usar linguagem inclusiva

Nesta palestra apaixonada, o especialista em diversidade e ativista, Fahad Saeed, aborda o mito persistente de que a linguagem e os acrônimos inclusivos criam mais barreiras do que derrubam. Compartilhando suas próprias experiências como muçulmano gay nascido de pais imigrantes, ele explica como a redefinição das construções em torno da identidade pessoal pode ter repercussões positivas em comunidades marginalizadas. Vídeo com legendas em inglês.

 

Imagem de capa: Shutterstock


Leia mais:

11 podcasts sobre diversidade para escutar agora

11 dicas de livros sobre diversidade na escola


Avatar
Bruna Bengozi

Bruna é mestra em História pela USP, redescobriu (e redescobre) o amor pelos livros, pela música e pela vida. Aguarda ansiosamente a queda do capitalismo e do patriarcado. Sofre de "síndrome do impostor".

Não há comentários. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu e-mail não será publicado