Preta-Rara

Livro “Eu, Empregada Doméstica”, de Preta-Rara, ganha versão digital

Livro de Preta-Rara reúne relatos de experiências de empregadas domésticas em todo o país.

Além do formato físico, já está disponível em e-book o livro Eu, Empregada Doméstica: a senzala moderna é o quartinho da empregada, da rapper, historiadora, turbanista, modelo e influenciadora digital Preta-Rara. A obra, lançada em 2019 pela Letramento, reúne alguns relatos de experiências vividas por empregadas domésticas em todo o Brasil. 

Em todo o país, trabalhadoras domésticas enfrentam todo o tipo de abuso de uma sociedade que ainda reproduz comportamentos coloniais. A autora da obra viveu isso na pele. Indignada, Preta recorreu ao Facebook para expressar seu desabafo, compartilhando uma situação muito corriqueira para milhares de outras mulheres.

O desabafo se tornou o pontapé para um movimento de libertação e consciência. A #EuEmpregadaDoméstica ganhou uma página própria para reunir tantos relatos e histórias que não cabiam mais no peito. Agora, o que começou na internet toma forma nas páginas de um livro.

Apresentação do livro

“As trabalhadoras domésticas nunca desejaram ser domésticas, mas por falta de opção honraram essa profissão e desempenharam ótimo trabalho que quase sempre não são reconhecidos. Estamos na luta por dias melhores de garantir nossos direitos trabalhistas até sermos respeitadas dentro do nosso local de trabalho, em busca de relações trabalhista no qual humanizam nossa existência. Relembrar minhas dores e vivenciar as dores das trabalhadoras em cada relato que leio diariamente é um dolorido profundo, porém necessário fazer a nossa voz ecoar.

Mulheres trabalhadoras domésticas desse Brasil, foi tão difícil chegar até aqui, quantas de nós perdemos a vida dedicando a nossa existência em prol de pessoas que querem somente a nossa força de trabalho. Existimos e resistiremos cobrando nossos direitos. Grande abraço a todas as domésticas do Brasil. Força na luta ainda chegará um dia que nosso trabalho será reconhecido e assim o quartinho da doméstica deixará de ser a senzala moderna.”

Quem é Preta-Rara?

Preta-Rara

Preta-Rara é rapper, historiadora, turbanista, modelo e influenciadora digital. Sua trajetória é marcada pela atuação em movimentos negros e feministas. Nascida em Santos, no litoral de São Paulo, Preta começou a fazer rima aos 12 anos de idade. Mais tarde, já com 20 anos, ela montou um grupo de rap, e em 2013 resolveu seguir carreira solo.

Depois de escrever, em sua página pessoal, um depoimento contando sobre um abuso de poder sofrido na época em era doméstica, Preta-Rara começou a receber uma enxurrada de mensagens e se viu obrigada a criar um espaço só para divulgar os novos relatos, criando a #EuEmpregadaDoméstica.

Facebook: @euempregadadomestica    

Compre “Eu, Empregada Doméstica” na Amazon


Leia mais

Diário de Bitita (Carolina Maria de Jesus) e a memória de uma mulher às margens

Imagem padrão
Colaboradores
Seja um colaborador(a) do site Livro&Café! Saiba como no link abaixo.

Assine nossa newsletter

Toda semana um resumo com os principais conteúdos da revista em seu e-mail!

Deixe um comentário