São muitas as teorias que envolvem o universo literário. Uma delas discorre sobre o efeito da obra para o público (para leitores singulares, mas também para todo o público). É por esse caminho que trago esta reflexão a respeito do conto O espelho e a máscara, de Jorge Luis Borges.

    o espelho e a máscara

    O conto faz parte da coletânea “O livro de areia”, publicado em 1975 e, com um estilo que lembra fábulas, vamos conhecer a história de um poeta que teve a responsabilidade de escrever um poema sobre as batalhas e as vitórias de um rei.

    O poeta, por três vezes, leva a sua versão do poema para o rei e também para os seus súditos. Cada qual, à sua maneira, expõe alguma emoção ou crítica em relação ao trabalho do poeta. O próprio rei dá a palavra final, tecendo grandes elogios ao poeta. Mas, como se quisessem atingir uma certa perfeição, esse poema é reescrito e de novo acontece todo esse processo da recepção.

    Na última vez, o poeta se sente constrangido porque acabou encurtando demais o poema que, antes, era composto de muitas estrofes que abarcavam toda a vida do rei e suas vitórias. Na segunda versão, ele encurtou certas partes, mas manteve a característica esperada pelo rei e todo o público presente. Então, essa última, é composta de uma perfeição impossível de ser explicada, mas que provoca grandes transformações no poeta e no rei.

    Importante destacar que, para cada versão do poema, o poeta ganhava um presente do rei (um espelho e uma máscara), que realmente demonstrava satisfação ao conhecer a arte; porém, o último presente acaba revelando algo muito mais profundo que qualquer leitor pode imaginar.

    O primeiro presente é um espelho que pode representar a arte perfeita em técnica. O segundo presente é a máscara que pode representar a arte feita para agradar um público. O terceiro presente – que chega quando o artista atinge a sua própria epifania é uma adaga. E o seu desmembramento deixa qualquer leitor admirado e incrédulo.

    É a arte que dá vida e tira também. É a arte que cria, transforma e renasce em qualquer canto espaço ou época.

    Onde comprar O livro de areia (Jorge Luis Borges): Amazon

    Gostou de “O espelho e a máscara? Leia mais:

    Leia mais:

    Share.