Uma lista de filmes e documentários que abordam o dia a dia em sala de aula. São 34 filmes sobre educação para refletir e inspirar a construir uma escola melhor

    15 de março é o dia da escola. Não que tenhamos muito a comemorar, com tantos ataques aos professores, com péssimas condições de trabalho que afetam tanto os profissionais da educação quanto os alunos e, em consequência, toda a sociedade.

    Nós, da Livro & Café, sempre buscamos trazer materiais para professoras e professores, como dicas de leituras, planos de aula etc. Assim, trazemos uma lista de filmes e documentários que abordam o dia a dia em sala de aula. Alguns já são clássicos e outros nem tão conhecidos, mas todos são ótimas sugestões para pensarmos a escola e seu impacto social não só no dia 15 de março, mas em todos os dias do ano.

    Sociedade dos Poetas Mortos (Dead Poets Society)

    Não dá para fazer uma lista de filmes sobre educação sem citar essa obra estrelada pelo saudoso Robin Williams. Quando o carismático professor de inglês John Keating (interpretado por Williams) chega para lecionar num colégio para rapazes, seus métodos de ensino pouco convencionais transformam a rotina do currículo tradicional e arcaico. Com humor e sabedoria, Keating inspira seus alunos a seguirem seus próprios sonhos e a viverem vidas extraordinárias. Sociedade dos Poetas Mortos, um dos mais comoventes campeões de bilheteria das últimas décadas, emocionou o público e a crítica com seus desempenhos brilhantes, sua história arrebatadora e sua grande produção.

    Lançamento: 1989
    Gênero: Comédia / Drama
    País de Origem: EUA
    Duração: 128 minutos
    Direção: Peter Weir
    Elenco: Robin Williams, Robert Sean Leonard, Ethan Hawke, Josh Charles

    Ao mestre, com carinho (To Sir, With Love)

    Mark Thackeray (Sidney Poitier) é engenheiro, mas ficou desempregado e resolveu dar aulas em Londres. Ele começa a ensinar alunos majoritariamente brancos em uma escola no bairro operário de East End. Thackeray se depara então com adolescentes indisciplinados e desordeiros, e que estão determinados a destruir suas aulas. Só que o engenheiro, acostumado com hostilidades, não se amedronta e enfrenta o desafio de ensinar uma turma de baderneiros. Ao receber um convite para voltar a atuar como engenheiro, ele tem que decidir se pretende seguir como mestre ou voltar ao antigo cargo. Filme sobre educação baseado na semi-autobiografia homônima de E. R. Braithwaite.

    Lançamento: 1967
    Gênero: Drama
    País de Origem: Reino Unido
    Duração: 105 minutos
    Direção: James Clavell
    Elenco: Sidney Poitier, Christian Roberts, Judy Geeson

    Entre os muros da escola (Entre les murs)

    Outro clássico na lista de filmes sobre educação! Quem já fez licenciatura na última década, certamente teve que assistir ao filme em uma das aulas. François Marin (François Bégaudeau) trabalha como professor de língua francesa em uma escola de ensino médio, localizada na periferia de Paris. Ele e seus colegas de ensino buscam apoio mútuo na difícil tarefa de fazer com que os alunos aprendam algo ao longo do ano letivo. François busca estimular seus alunos, mas o descaso e a falta de educação são grandes complicadores. Filme vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes 2008.

    Lançamento: 2008
    Gênero: Drama
    País de Origem: França
    Duração: 128 minutos
    Direção: Laurent Cantet
    Elenco: François Bégaudeau, Louise Grinberg, Rabah Naït Oufella

    Malala (He named me Malala)

    O documentário coloca um olhar sobre os eventos que aconteceram com Malala Yousafzai, uma jovem paquistanesa atacada pelo Talibã por falar sobre a educação das mulheres e suas consequências, incluindo seu discurso na ONU.

    Lançamento: 2015
    Gênero: Documentário
    País de Origem: EUA
    Duração: 87 minutos
    Direção: Davis Guggenheim
    Elenco: Malala Yousafzai

    Leia mais: [Plano de aula] Malala – leitura, produção e interpretação de texto

    Madadayo (Madadayo)

    1943. O professor Hyakken Uchida (Tatsuo Matsumura) resolve deixar de lecionar para poder se dedicar ao ofício de escritor. O professor é uma lenda vida entre alunos e ex-alunos, pelo seu espírito brincalhão e alegre, e constantemente recebe visitas de seus antigos pupilos. Ele e sua esposa (Kyôko Kogawa) alugam uma bela casa, mas logo ela é destruída em virtude dos ataques aéreos que o Japão sofre na Segunda Guerra Mundial. A partir de então eles se mudam para um barraco, onde vivia o jardineiro de uma mansão próxima. É quando seus ex-alunos, decididos a impedir que o professor continue com uma vida de miséria, decidem se unir para bancar a construção de uma nova casa para ele. Além disto, passam a comemorar anualmente o aniversário do professor, reunindo amigos dele e ex-alunos para uma grande confraternização. Um grande filme para esta nossa lista de filmes sobre educação!

    Lançamento: 1994
    Gênero: Comédia / Drama
    País de Origem: Japão
    Duração: 134 minutos
    Direção: Akira Kurosawa
    Elenco: Kyôko Kagawa, Akira Terao, Hisashi Igawa

    O Aluno: uma lição de vida (The First Grader)

    Baseado em fatos, o filme conta a história de Kimani Maruge, um queniano de 84 anos que está determinado a aproveitar sua última chance de ir à escola. Desta forma, para aprender a ler e escrever, ele terá que se juntar a crianças de seis anos de idade.

    Lançamento: 2014
    Gênero: Drama / Biografia
    País de Origem: EUA, Reino Unido, Quênia
    Duração: 121 minutos
    Direção: Justin Chadwick
    Elenco: Naomie Harris, Oliver Litondo, Tony Kgoroge

    Está gostando dessa lista de filmes sobre educação? Conheça: filmes sobre política e educação

    Nenhum a menos (Yi ge dou bu neng shao/Not one less)

    Quando o professor da escola primária de uma pequena aldeia rural em Shuiquan tem que se afastar do trabalho por um mês, a única pessoa que pode substituí-lo é Wei (Wei Minzhi), uma tímida jovem de 13 anos sem experiência alguma na arte de lecionar. Ela recebe a restrita ordem de que deve manter todos os alunos na escola e não deixar nenhum partir. Teimosa, ela fará de tudo para cumprir o plano, algo prova ser mais difícil do que parece quando o pequeno Zhang (Zhang Huike) é obrigado a deixar a aldeia e ir para cidade a fim de arrumar um trabalho. Contando com o apoio de seus alunos, a determinada professora vai a pé atras de seu aluno perdido e não vai desistir até trazê-lo de volta. Um filme inspirador para esta lista de filmes sobre educação.

    Lançamento: 2000
    Gênero: Drama
    País de Origem: China
    Duração: 106 minutos
    Direção: Yimou Zhang
    Elenco: Wei Minzhi, Zhang Huike, Tian Zhenda

    O substituto (Detachment)

    Henry Barthes (Adrien Brody) é um professor de Ensino Médio, que apesar de ter o dom nato para se comunicar com os jovens, só dá aulas como substituto, para não criar vínculos com ninguém. Mas quando ele é chamado para lecionar em uma escola pública, se encontra em meio à professores desmotivados e adolescentes violentos e desencantados com a vida, que só querem encontrar um apoio para substituir seus pais negligentes ou ausentes. Sofrendo uma crise familiar, Henry verá três mulheres entrando em sua vida e vai começar a perceber como ele pode fazer a diferença, mesmo que isso venha com um alto custo.

    Lançamento: 2011
    Gênero: Drama
    País de Origem: EUA
    Duração: 97 minutos
    Direção: Tony Cave
    Elenco: Adrien Brody, Marcia Gay Harden, James Caan

    Leia mais: Vídeo: A importância da leitura (cena do filme “O substituto”)

    A onda ( Die Welle)

    Em uma escola da Alemanha, alunos tem de escolher entre duas disciplinas eletivas, uma sobre anarquia e a outra sobre autocracia. O professor Rainer Wenger (Jürgen Vogel) é colocado para dar aulas sobre autocracia, mesmo sendo contra sua vontade. Após alguns minutos da primeira aula, ele decide, para exemplificar melhor aos alunos, formar um governo fascista dentro da sala de aula. Eles dão o nome de “A Onda” ao movimento, e escolhem um uniforme e até mesmo uma saudação. Só que o professor acaba perdendo o controle da situação, e os alunos começam a propagar “A Onda” pela cidade, tornando o projeto da escola um movimento real. Quando as coisas começam a ficar sérias e fanáticas demais, Wenger tenta acabar com “A Onda”, mas aí já é tarde demais. Um filme necessário para esta lista de filmes sobre educação.

    Lançamento: 2009
    Gênero: Drama
    País de Origem: Alemanha
    Duração: 108 minutos
    Direção: Dennis Gansel
    Elenco: Jürgen Vogel, Frederick Lau, Max Riemelt

    O sorriso de Monalisa (Mona Lisa Smile)

    Katharine Watson (Julia Roberts) é uma recém-graduada professora que consegue emprego no conceituado colégio Wellesley, para lecionar aulas de História da Arte. Incomodada com o conservadorismo da sociedade e do próprio colégio em que trabalha, Katharine decide lutar contra estas normas e acaba inspirando suas alunas a enfrentarem os desafios da vida.

    Lançamento: 2004
    Gênero: Comédia / Drama / Romance
    País de Origem: EUA
    Duração: 119 minutos
    Direção: Mike Newell
    Elenco: Julia Roberts, Kirsten Dunst, Julia Stiles

    Escritores da liberdade ( Freedom Writers)

    Uma jovem e idealista professora chega a uma escola de um bairro pobre, que está corrompida pela agressividade e violência. Os alunos se mostram rebeldes e sem vontade de aprender, e há entre eles uma constante tensão racial. Assim, para fazer com que os alunos aprendam e também falem mais de suas complicadas vidas, a professora Gruwell (Hilary Swank) lança mão de métodos diferentes de ensino. Aos poucos, os alunos vão retomando a confiança em si mesmos, aceitando mais o conhecimento, e reconhecendo valores como a tolerância e o respeito ao próximo.

    Lançamento: 2007
    Gênero: Comédia / Drama
    País de Origem: EUA
    Duração: 124 minutos
    Direção: Richard LaGravenese
    Elenco: Hilary Swank, Patrick Dempsey, Ricardo Molina

    Leia mais: Didática em sala de aula: 10 livros que todo professor precisa ler

    Meu mestre, minha vida (Lean on me)

    O professor Joe Clark (Morgan Freeman) é convidado pelo seu amigo Frank Napier (Robert Guillaume) a assumir o cargo de diretor em uma problemática escola de Nova Jersey. Autoritário e arrogante, Clark comanda com pulso firme e com métodos pouco ortodoxos, as vezes até violentos. Dessa forma, ele consegue com que alguns alunos da escola, que sofre com problemas de tráfico de drogas e violência, passem no exame de final de ano realizado pelo governo. Mesmo fazendo o bem para os alunos, seus métodos contraditórios atraem admiradores mas também inimigos.

    Lançamento: 1989
    Gênero: Drama
    País de Origem: EUA
    Duração: 104 minutos
    Direção: John G. Avildsen
    Elenco: Morgan Freeman, Beverly Todd, Robert Guillaume

    Está gostando dessa lista de filmes sobre educação? Conheça: filmes sobre política e educação

    Preciosa – Uma história de esperança (Precious)

    1987, Nova York, bairro do Harlem. Claireece “Preciosa” Jones (Gabourey Sidibe) é uma adolescente de 16 anos que sofre uma série de privações durante sua juventude. Violentada pelo pai (Rodney Jackson) e abusada pela mãe (Mo’Nique), ela cresce irritada e sem qualquer tipo de amor. O fato de ser pobre e gorda também não a ajuda nem um pouco. Além disto, Preciosa tem um filho apelidado de “Mongo”, por ser portador de síndrome de Down, que está sob os cuidados da avó. Quando engravida pela segunda vez, Preciosa é suspensa da escola. A sra. Lichtenstein (Nealla Gordon) consegue para ela uma escola alternativa, que possa ajudá-la a melhor lidar com sua vida. Lá Preciosa encontra um meio de fugir de sua existência traumática, se refugiando em sua imaginação. Baseado no romance Preciosa, da norte-americana Sapphire. Um filme inspirador para esta lista de filmes sobre educação.

    Lançamento: 2010
    Gênero: Drama
    País de Origem: EUA
    Duração: 109 minutos
    Direção: Lee Daniels
    Elenco: Gabourey Sidibe, Mo’Nique, Paula Patton

    Conrack (Conrack)

    Ilha de Yamacraw, Carolina do Sul, março de 1969. O branco Pat Conroy (Jon Voight), que no passado fora racista, chega para ser professor numa escola que tem como alunos crianças negras pobres. Na verdade toda a ilha é habitada por negros pobres, com exceção de um comerciante, que tem um pequeno negócio. A sra. Scott (Madge Sinclair), a diretora da “escola” – que é pouco mais de uma cabana – só o chama de Patroy e seus alunos de Conrack não conseguem dizer Conroy, pois no isolamento criaram seu idioma. Eles são analfabetos, não conseguem contar e nem sabem em qual país vivem. Pat tenta trazer uma educação de melhor nível, mas o primeiro obstáculo é a sra. Scott, que chama os alunos de lentos e preguiçosos, acabando com a autoestima deles. Além disto, ela crê que a única forma de educá-los é no chicote. Pat responde jogando fora o livro de regras e lições pedagógicas. Os estudantes respondem avidamente quando ele toca música clássica, lhes mostra filmes, lhes ensina a nadar e explica a importância de escovar os dentes. Porém o chefe de Pat, o sr. Skeffington (Hume Cronyn), que mora numa cidade próxima, está insatisfeito com os métodos de Pat, que não tem medo de dizer que racismo é, em grande parte, culpado pela negligência dos estudantes.

    Lançamento: 1974
    Gênero: Drama
    País de Origem: EUA
    Duração: 106 minutos
    Direção: Martin Ritt
    Elenco: Jon Voight, Paul Winfield, Tina Andrews

    Half Nelson (Half Nelson)

    Dan Dunne (Ryan Gosling) trabalha como professor em uma escola secundária, localizada na vizinhança pobre do Brooklyn. Desiludido com a realidade, ele não cumpre o currículo padrão da escola e tenta, de alguma forma, incentivar seus alunos a estudar os direitos alcançados com a Guerra Civil americana. Entretanto, fora de sala Dan recorre às drogas para superar a desilusão. Um dia ele é pego, logo após uma aula, por uma de suas alunas, Drey (Shareeka Epps). Apesar da diferença de idade e das condições sociais, eles aos poucos se aproximam. Um filme grandioso para esta lista de filmes sobre educação.

    Lançamento: 2006
    Gênero: Drama
    País de Origem: EUA
    Duração: 106 minutos
    Direção: Ryan Fleck
    Elenco: Ryan Gosling, Shareeka Epps, Jeff Lima

    O Primeiro da Classe (Front of the Class)

    Recusando ser abatido por sua aflição, um sofredor da Síndrome de Tourette, Brad Cohen (James Wolk) promete se tornar um professor, superar a ignorância e o medo enquanto luta para que seu sonho se torne realidade.

    Lançamento: 2008
    Gênero: Drama
    País de Origem: EUA
    Duração: 95 minutos
    Direção: Peter Werner
    Elenco: James Wolk, Treat Williams, Dominic Scott Kay

    Está gostando dessa lista de filmes sobre educação? Conheça: filmes sobre política e educação

    Como estrelas na Terra (Taare Zameen Par)

    O jovem Ishaan tem muita dificuldade para se concentrar nos estudos, e mal consegue escrever o alfabeto. Depois de diversas reclamações da escola, o pai, que acredita que Ishaan não faz as tarefas por falta de compromisso, decide levá-lo a um internato, o que leva o menino a entrar em depressão. Mas, um professor substituto de artes, Nikumbh, logo percebe o problema de Ishaan, e entra em ação com seu plano para devolver a ele a vontade de aprender e, sobretudo, viver.

    Lançamento: 2007
    Gênero: Drama
    País de Origem: Índia
    Duração: 175 minutos
    Direção: Aamir Khan
    Elenco: Aamir Khan, Darsheel Safary, Tisca Chopra

    Além da sala de aula (Beyond the Blackboard)

    Uma professora de primeira viagem com 24 anos de idade supera seus medos e preconceitos iniciais em lecionar para crianças de rua em uma sala de aula improvisada em um abrigo, fazendo grande diferença na vida delas.

    Lançamento: 2011
    Gênero: Drama / Família
    País de Origem: EUA
    Duração: 95 minutos
    Direção: Jeff Bleckner
    Elenco: Emily VanCamp, Steve Talley, Timothy Busfield

    A luta por um ideal (Won’t Back Down)

    Jamie Fitzpatrick (Maggie Gyllenhaal) e Nona Alberts (Viola Davis) são duas mulheres completamente diferentes, mas que compartilham o mesmo desejo de fazer com que seus filhos tenham direito a uma educação melhor. Apesar da difícil missão, elas estão decididas a enfrentar todos os processos burocráticos e quaisquer desafios que impeçam suas crianças de frequentarem uma escola preparada para lhes darem a chance de um futuro melhor.

    Lançamento: 2012
    Gênero: Drama
    País de Origem: EUA
    Duração: 121 minutos
    Direção: Daniel Barnz
    Elenco: Maggie Gyllenhaal, Viola Davis, Oscar Isaac

    Quando tudo começa (Ça commece Aujourd’hui)

    Daniel Lefebvre (Philippe Torreton) é professor numa pequena cidade que sofre com o fechamento das minas de carvão e enfrenta uma alta taxa de desemprego. Daniel e os outros professores são aconselhados a não se envolver com os problemas da comunidade, mas é impossível para Daniel ignorar a miséria, a indiferença do governo e os sérios problemas domésticos que suas crianças enfrentam. Quando uma mãe aparece tão bêbada que acha melhor não levar os filhos pra casa, Daniel entra em contato com assistentes sociais, é ignorado e decide levar as duas crianças para sua casa. Ele então começa uma campanha contra o governo local, reivindicando condições mínimas de vida e dignidade para a população. Além de dificuldades pessoais, como a doença do pai, um ex-mineiro que sofre de enfisema, ele irá enfrentar enormes dificuldades burocráticas e a maquinação das autoridades educacionais. Menção Especial do Júri no Festival de Berlim de 1999.

    Lançamento: 1999
    Gênero: Drama
    País de Origem: França
    Duração: 117 minutos
    Direção: Bertrand Tavernier
    Elenco: Philippe Torreton, Maria Pitarresi, Nadia Kaci

    Está gostando dessa lista de filmes sobre educação? Conheça: filmes sobre política e educação

    O caminho para casa (Wo de fu qin mu qin/The road home)

    O diretor dos aclamados sucessos Lanternas Vermelhas e O Sorgo Vermelho está de volta com uma história emocionante, transformada num filme encantador. O Caminho Para Casa vai levá-lo a uma inesquecível jornada cheia de romance, cultura e tradição. Quando o pai morre, Luo Changyu retorna à cidade de infância, onde seu pai era um adorado professor. Mas a curta viagem para o enterro torna-se maior quando ele descobre que a mãe quer uma cerimônia tradicional para seu amado marido. Ela deseja que o cortejo seja a pé, honrando a crença de que um corpo que refaz seus passos nunca esquece o caminho para casa. Com Changyn selecionando as pessoas que vão levar o corpo, a história do amor de seus pais é revelada.

    Lançamento: 1999
    Gênero: Drama / Romance
    País de Origem: China
    Duração: 89 minutos
    Direção: Yimou Zhang
    Elenco: Ziyi Zhang, Honglei Sun, Hao Zheng

    Numa escola de Havana (Conducta)

    Chala (Armando Valdes Freire), um garoto de onze anos, vive com sua mãe viciada em drogas, Sonia (Yuliet Cruz). Para sustentar a casa, ele treina cães de briga, indiretamente ajudado por um homem que pode ser ou não seu pai biológico. As dificuldades de sua vida refletem na escola, onde é aluno de Carmela (Alina Rodriguez), por quem ele tem um grande respeito. Mas quando ela fica doente e tem que se afastar, Chala não se adapta à nova professora, que sugere que ele seja transferido para um internato. Quando Carmela retorna, não aceita essa medida e outras imposições que aconteceram durante sua ausência. Enquanto a relação entre professora e aluno se intensifica, os dois passam a ser perseguidos na escola, levando a um conflito que reflete o complexo sistema contemporâneo de Cuba. Um filme inspirador para esta lista de filmes sobre educação.

    Lançamento: 2015
    Gênero: Comédia / Drama
    País de Origem: Cuba
    Duração: 108 minutos
    Direção: Ernesto Daranas
    Elenco: Armando Valdes Freire, Alina Rodriguez, Silvia Aguila

    O preço do desafio (Stand and deliver)

    O filme fala da história de Jaime Escalante, um professor de matemática em uma escola em um bairro hispânico que está convencido que seus alunos tem potencial para crescer na vida. A partir disso, ele cria métodos não convencionais de ensino para tentar ajudar jovens membros de gangues a passar no temeroso Exame Nacional de Cálculos Avançados.

    Lançamento: 1988
    Gênero: Drama
    País de Origem: EUA
    Duração: 102 minutos
    Direção: Ramon Menendez
    Elenco: Edward James Olmos, Lou Diamond Philips, Andy Garcia

    A língua das mariposas (La Lengua de las Mariposas)

    O filme do espanhol José Luis Cuerda reserva, desde o início, algumas surpresas. Uma delas é a colaboração um tanto inesperada e surpreendente de Alejandro Amenábar, o diretor de Os Outros, como o responsável pela música. Cuerda soube cercar-se de colaboradores talentosos e fez um belo filme sobre o tema da inocência perdida. É a inocência de um garoto, Moncho, interpretado por Manuel Lozano. Através de seu professor Don Gregório (Fernán Gómez) ele encontra um mundo de descobertas sem fim, ambientado na Espanha dos anos 30, período anterior à Guerra Civil. Literatura, amor, sexo, vida. Don Gregório é um mestre exemplar. Ao aposentar-se, faz um discurso que exalta a liberdade. É o que ensina a Moncho, usando a língua das mariposas. Quando o professor vai preso, o menino ingressa em um mundo de covardia e humilhação, desencadeado pelo regime de Franco. A Língua das Mariposas é um filme idílico com uma visão forte e sensível da realidade, onde o cinema vira a melodia do olhar.

    Lançamento: 1999
    Gênero: Drama
    País de Origem: Espanha
    Duração: 96 minutos
    Direção: José Luis Cuerda
    Elenco: Fernando Fernán Gómez, Manuel Lozano, Uxía Blanco

    Leia mais: Melhores palestras do TED Talk sobre educação

    O menino que descobriu o vento (The boy who harnessed the wind)

    Sempre esforçando-se para adquirir conhecimentos cada vez mais diversificados, um jovem de Malawi se cansa de assistir a todos os colegas de seu vilarejo passando por dificuldades e começa a desenvolver uma inovadora turbina de vento. Inspirado por um livro de ciências disponível na modesta biblioteca da escola, o garoto constrói uma turbina eólica para salvar seu vilarejo da fome. Baseado em uma história real.

    Lançamento: 2019
    Gênero: Drama
    País de Origem: Reino Unido
    Duração: 113 minutos
    Direção: Chiwetel Ejiofor
    Elenco: Chiwetel Ejiofor, Maxwell Simba, Felix Lemburo

    O jarro (Khomreh/The jar)

    Numa aldeia iraniana, no deserto, um grande problema se inicia quando o jarro que serve para guardar água para os alunos da escolinha local trinca. A comunidade descobre a solidariedade que os une na tentativa de resolver o problema.

    Lançamento: 1992
    Gênero: Drama
    País de Origem: Irã
    Duração: 86 minutos
    Direção: Ebrahim Forouzesh
    Elenco: Abbas Khavaninzadeh, Behzad Khodaveisi, Fatemeh Azrah

    A Voz do Coração (Les Choristes/The Chorus)

    Pierre Morhange (Jacques Perrin) é um famoso maestro que retorna à sua cidade-natal ao saber do falecimento de sua mãe. Lá ele encontra um diário mantido por seu antigo professor de música, Clémente Mathieu (Gérard Jugnot), através do qual passa a relembrar sua própria infância. Mais exatamente a década de 40, quando passou a participar de um coro organizado pelo professor, que terminou por revelar seus dotes musicais.

    Lançamento: 2004
    Gênero: Drama / Música
    País de Origem: Alemanha, França, Suiça
    Duração: 97 minutos
    Direção: Christophe Barratier
    Elenco: Cyril Bernicot, François Berléand, Gérard Jugnot

    O Milagre de Anne Sullivan (The Miracle Worker)

    Estrelando a que possivelmente será a mais comovente performance em dupla já gravada em filme (Time), Anne Bancroft e Patty Duke estão maravilhosas em suas performances premiadas com o Oscar® nos papéis de Anne e Helen. Enobrecedor e estimulante (Variety), esta inspiradora história de coragem e esperança é um dos melhores trabalhos de arte na história do cinema (Boxoffice). Presa em um assustador, solitário mundo de silêncio e escuridão desde a infância, a garota de 7 anos, Helen Keller, nunca chegou a ver o céu, escutar a voz de sua mãe, ou mesmo expressar seus mais profundos sentimentos. É então que chega Anne Sullivan, uma professora de 20 anos de idade vinda de Boston. Tendo apenas recentemente encontrado um novo caminho para sua vida, Anne consegue entrar em contato com Helen pelo poder do toque, a única ferramenta que elas têm em comum, e guia sua corajosa pupila numa milagrosa jornada saindo do medo e isolamento para a felicidade e a luz.

    Lançamento: 1962
    Gênero: Drama
    País de Origem: EUA
    Duração: 106 minutos
    Direção: Arthur Penn
    Elenco: Anne Bancroft, Victor Jory, Patty Duke

    O clube do imperador (The Emperor’s Club)

    William Hundert (Kevin Kline) é um professor completamente apaixonado por seu trabalho, que tem uma vida pacata e totalmente controlada por ele próprio. Até que entra em sua vida um novo estudante, Sedgewick Bell (Emile Hirsch), que chega à escola onde Hundert leciona logo iniciando uma verdadeira guerra de egos com o professor. Porém, com o passar do tempo, ambos passam a se conhecer melhor, iniciando uma amizade que terá reflexo na vida de ambos nos anos seguintes.

    Lançamento: 2002
    Gênero: Drama
    País de Origem: EUA
    Duração: 109 minutos
    Direção: Michael Hoffman
    Elenco: Kevin Kline, Emile Hirsch, Embeth Davidtz

    Pro dia nascer feliz

    Definido pelo próprio diretor como “um diário de observação da vida do adolescente no Brasil em seis escolas”, Pro Dia Nascer Feliz flagra o dia a dia e adentra a subjetividade de alunas e professores de Pernambuco, São Paulo e Rio de Janeiro. As entrevistas são intercaladas com sequências de observação do ambiente das escolas. Sem exercer interferência direta, a câmera flagra salas de aula, esquadrinha corredores, pátios e banheiros, testemunha uma reunião de conselho de classe (onde os professores decidem o destino curricular dos alunos “difíceis”) e momentos de relativa intimidade pessoal.

    Lançamento: 2006
    Gênero: Documentário
    País de Origem: Brasil
    Duração: 89 minutos
    Direção: João Jardim

    Quando sinto que já sei

    O documentário Quando sinto que já sei registra práticas educacionais inovadoras que estão ocorrendo pelo Brasil. A obra reúne depoimentos de pais, alunos, educadores e profissionais de diversas áreas sobre a necessidade de mudanças no tradicional modelo de escola. Projeto independente, o filme partiu de questionamentos em relação à escola convencional, da percepção de que valores importantes da formação humana estavam sendo deixados fora da sala de aula

    Lançamento: 2014
    Gênero: Documentário
    País de Origem: Brasil
    Duração: 78 minutos
    Direção: Antonio Sagrado, Raul Perez, Anderson Lima

    Nunca me sonharam

    Os desafios do presente, as expectativas para o futuro e os sonhos de quem vive a realidade do Ensino Médio nas escolas públicas do Brasil. Na voz de estudantes, gestores, professores e especialistas, Nunca me sonharam reflete sobre o valor da educação.

    Lançamento: 2017
    Gênero: Documentário
    País de Origem: Brasil
    Duração: 84 minutos
    Direção: Cacau Rhoden

    Sementes do nosso quintal

    O filme retrata o cotidiano de uma escola de educação infantil sem precedentes que, através do pensamento-em-ação de sua idealizadora, a controversa e carismática educadora Therezita Pagani, nos revela o potencial estruturante da educação infantil verdadeira, firme e sensível. Nesta escola, a criança está acima de métodos e fórmulas de se educar. Nela, natureza, música, arte, conflitos, magia e cultura popular regem o encontro das crianças, que convivem diariamente entre diferentes faixas etárias. Sementes do Nosso Quintal é, antes de tudo, um filme que trata da vida de todos nós, através de uma escola.

    Lançamento: 2014
    Gênero: Documentário
    País de Origem: Brasil
    Duração: 116 minutos
    Direção: Fernanda Heinz Figueiredo

    Menção honrosa: Escola de Rock (School of Rock)

    Ok, é um filme de comédia, cheio de paródias, que traz como personagem principal um professor de mentirinha e insano. Mas como não falar de Escola do Rock, que me ensinou que escola, música e diversão combinam e muito???!!! Dewey Finn (Jack Black) é um músico que acaba de ser demitido de sua banda. Cheio de dívidas para pagar e sem ter o que fazer, ele aceita dar aulas como professor substituto em uma escola particular de disciplina rígida. Logo Dewey se torna um exemplo para seus alunos, sendo que alguns deles se juntam ao professor para montar uma banda local, sem o conhecimento de seus pais.

    Lançamento: 2003
    Gênero: Comédia
    País de Origem: EUA
    Duração: 108 minutos
    Direção: Richard Linklater
    Elenco: Mike White, Jack Black, Sarah Silverman…

    Share.