Vídeo: A importância da leitura (cena do filme “O substituto”)

Compartilhe:

O filme O substituto, de 2011, é daqueles filmes que nos fazem repensar a vida. A obra, dirigida por Tony Kaye, traz a história de Henry Barthes (interpretado pelo incrível Adrien Brody, de O pianista), um professor de Ensino Médio que se mantém como docente substituto para evitar maiores vínculos com as pessoas. Porém, o personagem se vê lecionando em uma escola imersa no caos, com adolescentes violentos e desinteressados e professores desmotivados (não, ele não está dando aula no Brasil, rs).

Leia também: A sua leitura é inocente ou crítica?

Barthes, então, se mostra realmente preocupado em educar seus alunos, problematizando a realidade em que todos vivem e a importância da leitura. Assim, em uma das cenas mais intensas da película, o professor utiliza a leitura como arma para entender e mudar a nossa existência. Deixo o link aqui para vocês também refletirem e recomendo fortemente que todos assistam ao filme!

Compartilhe:
Imagem padrão
Bruna Bengozi
Bruna é mestre em História pela USP e graduanda em Letras pela Univesp. Redescobriu (e redescobre) o amor pelos livros, pela música e pela vida. Aguarda ansiosamente a queda do capitalismo e do patriarcado. Sofre de "síndrome da impostora".

Assine nossa newsletter

Toda semana um resumo com os principais conteúdos da revista em seu e-mail!

Deixe um comentário