Como ler mais: algumas dicas funcionais e outras…

Compartilhe:

Como ler mais (mas é apenas uma tentativa)

Juro que tentei não focar em listas, projetos, planos de dominar o mundo, etc, mas é impossível não se render a uma organização – mesmo que mental – sobre como serão os meus passos de leitora neste ano. Se tudo der certo, acontecerá uma grande mudança em minha vida, mas que não afetará minhas leituras, graças a deusa. Por outro lado, terminei 2014 com várias pendências literárias, muitos escritores que eu morro de vontade de conhecer ainda permanecem misteriosos, e outros tantos que amo e quero dar mais atenção. E tem também os lançamentos e minha incrível capacidade de querer todos os livros das boas resenhas que leio e assisto por aí.

Então, o fato é que eu pensei realmente em como conseguir ler mais neste ano, não para aumentar a quantidade de livros lidos, mas para não ter aquela sensação de fracasso no final do ano. Ok, em 2015, por exemplo foi o ano que mais li livros, mas sinto que não dei atenção a vários que comprei ou ganhei e, o que é pior, não dei atenção ao meu próprio desejo de ler algum autor novo; ou porque a rotina não permitiu; ou foi o WhatsApp; ou foi o Candy Crush.

Para, quem sabe, poder terminar o ano muito mais feliz com as minhas leituras, aqui está a minha proposta de como ler mais em 2015:

  1. Deixar o celular no modo avião durante a leitura;
  2. Desativar as notificações por som nos grupos do WhatsApp;
  3. Manter o Kobo atualizado com MUITOS LIVROS e sempre por perto, principalmente quando se está fora de casa;
  4. Não dar muita atenção aos lançamentos e procurar ler os livros que estão juntando pó na estante;
  5. Participar de Grupos de Leitura;
  6. Ir para a cama sem sono e garantir mais 1 hora de leitura;
  7. Ler um conto no horário de almoço, ou outro horário curto e livre;
  8. Antes de começar a ler um livro, fazer uma meta com o quantidade de páginas a ser lida na semana;
  9. Garantir a leitura constante de, no mínimo: 1 romance, 1 não-ficção e 1 livro de contos;
  10. Deletar todos os jogos do celular

Tem mais sobre o mesmo tema aqui: Descubra 5 dicas para ler mais e melhor

Compartilhe:
Imagem padrão
Francine Ramos
Editora da Livro&Café desde 2011. É professora de Língua Portuguesa e tenta ser escritora (um conto seu foi publicado na coletânea Leia Mulheres, em 2019). Acredita que os livros podem mudar o mundo e ama Virginia Woolf.

Assine nossa newsletter

Toda semana um resumo com os principais conteúdos da revista em seu e-mail!

9 comentários

  1. Queria uma dica: tenho mtos livros lidos. O que fazer com eles, uma vez que os comprei e gostaria de mantê-los nas estantes para que minhas filhas, um dia, quem sabe, os lessem? Aos poucos, um e outro eu tenho doado para uma senhorinha que montou uma livraria no banheiro do Mercado Municipal da minha cidade e está fazendo sucesso. Mas eu tenho verdadeira paixão por meus livros. Por favor, me help! Achei super interessante suas dicas e as porei em prática..abraço e obrigada por curtir uma foto que postei no instagran.

    • Oi! Mas então se vc quer manter os livros para as suas filhas, o único jeito é guardá-los, não é? Ou eu não entendi seu pedido de socorro! rs
      Beijos!

  2. Oi, Francine, tudo bem?
    As dicas são ótimas! Já coloquei duas em prática: sempre que leio tiro o som do celular e faço metas de páginas para ler durante a semana também. O mais difícil pra mim é me segura para não olhar o WhatsApp e o Instagram…rs.
    Que 2015 nos renda ótimas leituras.
    Beijos,
    http://www.ninaesuasletras.com.br

  3. Ótimo post com dicas bem plausíveis! Vou tentar adotar, mas não consigo desapegar das listas…
    Beijos.

    • Obrigada, Tati!
      Estou me esforçando diariamente para me recordar e por em prática essa minha meta. Até agora está dando certo.
      Bjos!

Deixe um comentário