6 obras de Gonçalves Dias para download em pdf

Um dos mais importantes poetas românticos do Brasil, Gonçalves Dias (1823 – 1864) nos deixou poesia, prosa e teatro. Sua obra, marcada pelo caráter indianista e nacionalista, elementos comuns ao Romantismo brasileiro, nos permite compreender um pouco mais o Brasil ainda tão influenciado pela arte europeia, mas já despontando para suas próprias singularidades. Então, selecionamos abaixo 5 obras de Gonçalves Dias para download em pdf que você precisa ler!

1. Primeiros cantos

“Dei o nome de Primeiros Cantos às poesias que agora publico, porque espero que não serão as últimas. Muitas delas não têm uniformidade nas estrofes, porque menosprezo regras de mera convenção; adotei todos os ritmos da metrificação portuguesa, e usei deles como me pareceram quadrar melhor com o que eu pretendia exprimir.” – trecho do Prólogo

Faça o download em pdf aqui

2. Os timbiras

Exaltando a natureza e o sentimento de valentia e honra do índio, “Os timbiras” narra ao longo de seus versos os feitos dos guerreiros timbiras, principalmente do chefe Itajuba e do jovem guerreiro Jatir.

obras de Gonçalves Dias para download em pdf
canalivroecafeyoutube

3. Juca Pirama

obras de Gonçalves Dias para download em pdf
Capa da versão da editora L&PM Pockets

Sinopse: “I-Juca-Pirama é um poema Indianista brasileiro escrito pelo poeta Gonçalves Dias. Publicado em 1851 nos Últimos Cantos,[1] está escrito em versos pentassilábicos, decassilábicos e endecassilábicos, e dividido em dez cantos. É um dos mais famosos poemas Indianistas do Romantismo Brasileiro. Considerado por muitos a obra-prima do poeta maranhense, o poema possui 484 versos.”

4. Segundos Cantos e sextilhas de Frei Antão

Publicada em 1848, esta segunda coletânea de poemas traz apenas uma composição identificada como americana. Na segunda parte do volume o leitor irá encontrar um conjunto de poemas de temática portuguesa, escritos numa adaptação livre da língua antiga.

obras de Gonçalves Dias para download em pdf

5. Novos Cantos

A coletânea “Novos Cantos” reúne nove poemas do autor Gonçalves Dias. A obra se inicia com “O Homem Forte” e passa por “Dies Irae”, “Espera”, “A Saudade”, “Não Me Deixes”, “Zulmira”, “A Uma Poetisa” “Angelina” e termina com “Róla”.

6. Patkull (teatro)

Patkull é uma peça teatral escrita por Gonçalves Dias em 1843. O texto somente foi publicado após sua morte. Baseia-se na história real do político livônio Johann Reinhold Patkul. A ação é ambientada em 1707, no ducado de Mecklemburgo, em Dresden e em Casimir, junto a Posen, na Polônia.

obras de Gonçalves Dias para download em pdf

Gostou das obras de Gonçalves Dias para download em pdf?
Conheça também: 30 livros de literatura brasileira para baixar em pdf