Acredito que os leitores mais assíduos da Livro&Café perceberam algumas mudanças por aqui. Não temos mais posts todos os dias, não temos mais aquela chuva de informações literárias, nem mais tantos colaboradores. Este blog/revista/site/seilá chegou a ter mais de 10 colaboradores, o que me causou uma enorme satisfação, mas também estresse para conseguir administrar tudo e todos. Mas aconteceu nos últimos meses uma mudança comigo mesma, percebi que o ato de blogar não fazia mais parte de minha rotina e então decidi caminhar para um outro lado.

    Desde sempre o que me motiva ao blog é poder escrever, simples assim: apenas escrever. Tudo o que veio depois disso (as resenhas, as parcerias com as editoras e os colaboradores) me fizeram muito feliz e ainda me fazem, mas eu passei a sentir saudades de simplesmente blogar, escrever um texto sobre qualquer coisa – sobre culinária, filmes, o tempo lá fora ou o meu tênis novo… qualquer coisa. Até minhas crônicas, alguns contos, alguns lampejos literários… tudo isso foi perdendo espaço, mas quero recuperá-lo e espero que você, leitor, goste desse resgate.

    É claro que as resenhas permanecem, os colaboradores também, mas que tudo seja leve e sem pressão de nenhum lados. Acredito muito que a vida possa ser sempre leve e livre!

    Mas então por que a pergunta se será o fim dos blogs?

    Sou blogueira desde a época do GeoCities (se você não sabe o que é isso, fique feliz, sinal que é jovem! haha) e naquela época o blog era só uma diário virtual, um espaço para lamentações, clichês adolescentes e tudo mais. Eu tinha um que o nome era Blue Woman (não pesquise isso no Google, por favor), Depois chegou o WordPress, montei o blog A Contadora (porque eu contava algumas histórias e também tinha como profissão o mundo das Ciências Contábeis, pois é) e então, em 2011 nasceu o Livro&Café, tudo foi um processo muito natural, que está totalmente ligado ao meu amadurecimento pessoal e profissional.

    Mas hoje percebo que aquela explosão de blogs está diminuindo, cada vez mais eu mesma acesso menos blogs e mais vídeos no YouTube, fotos no Instagram e páginas no Facebook. Por isso a minha pergunta: será o fim dos blogs?

    Eu acredito que não, mas talvez haja uma mudança considerável já acontecendo, que é o tipo de conteúdo disponibilizado num blog. Se nos primórdios ele foi apenas um diário virtual, hoje ele virou algo tão comercial e frio! E eu quero estar no meio dessas duas vertente pois acredito que assim o blog permanecerá em pé e eu estarei mais feliz e realizada! 🙂

    O Livro&Café é um blog sobre livros, mas também sobre mim. Essa parte do “sobre mim” eu acabei perdendo no meio do caminho e quero muito resgatá-la. De que forma ainda não sei, mas coloquei como meta escrever mais posts no estilo blogueira anos 90! Ou, comparando com a música, um blog estilo disco de vinil! hihih

    Fica aqui o meu convite para você que leu o post até o fim: escreva aqui nos comentários alguns assuntos que podem ser interessante termos aqui blog.

    Beijos!!!

    Share.