O Rio de Janeiro continua lindo mesmo. E desta última vez que tive a oportunidade de estar na cidade, consegui ficar por 3 dias, o que me permitiu passear pelo centro histórico, ver diversos cartões-postais da cidade e também conviver com amigos queridos.

Saí de Sorocaba na quinta-feira pela manhã, às 5:30 horas. Cheguei no Rio de Janeiro às 13:30, maio ou menos. Eu, como parte integrante do carro, mas sem a responsabilidade de dirigir, pude observar as belas paisagens durante todo o percurso. Interessante que a natureza parece nos avisar que algo muito bonito está para chegar. As montanhas vão aumentando na mesma porporção que nos aproximamos do Rio de Janeiro. É uma pena que antes de vermos a parte bonita da cidade, é preciso encarar a imensa desigualdade social e também o descaso público, mas isso, fica para um outro dia, pois aqui a ideia é mostrar alguns lugares literários da cidade.

No centro histórico, onde foi construído recentemente o Museu do Amanhã, tive o prazer de conhecer a Aline Aimeé, ela tem um canal literário chamado Litlle Doll House. E a partir de uma dica de passeio literário, que decidi, desbravar outros pontos da cidade.

Ela me indicou o Al Faraby, um lugar que é restaurante, sebo e galeria de arte. Um espaço incrível e adorável. A partir dele, então, comecei a buscar outros lugares charmosos e literários da cidade.

Saindo de lá, caminhando pela cidade, encontrei um sebo chamado Mar de Histórias (R. Teófilo Otoní, 94, Centro). O lugar é pequeno, como se um mar de livros fosse engulir a gente mesmo. Um cheiro de livro velho, prateleiras escuras, mal iluminado, mas, também com um certo charme como algo que parou no tempo.

Em seguida, na avenida Rio Branco, encontrei a linda Livraria da Travessa (nº 44), em um prédio antigo e charmoso. Fiz uma entrada rápida e fiquei surpresa com a quantidade de pessoa ali dentro (esqueci de tirar foto, mas tem vídeo, logo abaixo).

No segundo dia de passeio é que realmente fiz alguma coisa que programei, pois, assim que fiquei sabendo da nova estátua de Clarice Lispector no Rio, se tornou uma certeza em minha vida que, assim que eu fosse à cidade maravilhosa, eu gostaria muito de tirar uma foto com ela. A chance apareceu muito mais rápido do que imaginei. E lá fui eu procurar a estátua dela, que fica no Leme, bem na ponta:

Para terminar o dia feliz, passeando por Copacabana, à noite, revi a estátua de Drummond. Aproveitei para sentar um poquinho ao seu lado novamente e assim terminei meu passeio na cidade.

Eu tenho preferência por passear assim, sem destino muito certo, deixando as coisas acontecerem. Dá uma sensação de pertencimento à cidade e também tira a gente da rotina.

Além desses passeios literários, fiz outros, para contemplar a beleza da cidade e para tomar uma cerveja, claro! A praia, só ficou da vista da janela e um passeio curto nas areias de Ipanema, mas sem molhar os pés…

Veja o vídeo que fiz com imagens dos passeios literários: