Gosto de procurar por escritoras, gosto de conhecer um pouco da vida dessas artistas antes de mergulhar em suas obras. E assim, cheguei a Mary Ann Evans (1819 – 1880), uma escritora que usou o pseudônimo de George Eliot na Inglaterra Vitoriana e que segundo Virginia Woolf, os livros dela são “um dos poucos romances ingleses escritos para gente grande”.

    A autora Mary Ann Evans ou George Eliot

    A obra de Mary Ann Evans possui algumas características da ficção moderna, como a análise psicológica dos personagens e uma profunda inquietação social. Ela viveu uma vida diferente do padrão da época, teve três maridos, não era religiosa e não se importava com as críticas (pessoais e profissionais) um verdadeiro terror social para o século XIX.

    Por Virginia Woolf ter dito que ela é uma grande escritora e por este artigo aqui (porque eu gosto de pessoas divertidas), acabo de incluir essa escritora na minha lista de próximas leituras e iniciar uma busca dos livros dela aqui no Brasil pois há pouca coisa, infelizmente… Traduzidos para o português, encontrei alguns títulos na Estante Virtual e na Amazon há diversos títulos em inglês e também alguns e-books.

    Referências:
    http://pt.wikipedia.org/wiki/George_Eliot
    http://www.dec.ufcg.edu.br/biografias/MaryAEva.html
    http://www.brainpickings.org/index.php/2013/10/29/george-eliot-phrenology/

    Share.