Estou me apaixonando por Cecília Meireles

Estou me apaixonando por Cecília Meireles, porque nesta semana comecei a pesquisar sobre ela, por ter uma anotação em minha agenda “Nascimento de Cecília Meireles (1901)”. Encontrei a crônica “Chuva com lembrança” que, durante a leitura, me fez pensar no problema da falta de água aqui em São Paulo:

Começam a cair uns pingos de chuva. Tão leves e raros que nem as borboletas ainda perceberam, e continuam a pousar, às tontas, de jasmim em jasmim. As pedras estão muito quentes, e cada gôta que cai logo se evapora. Os meninos olham para o céu cinzento, estendem a mão — e vão tratar de outra coisa. (Como desejariam pular em poças dágua! — Mas a chuva não vem…)

Em seguida encontrei alguns poemas que se tornaram uma única publicação no Livro&Café e o que mais gostei foi um que me lembrou algum livro didático que tive durante minha vida escolar, adolescente, rebelde, sem causa, poeta, escritora:

Eu canto porque o instante existe
e a minha vida está completa.
Não sou alegre nem sou triste:
sou poeta.

Numa conversa com uma amiga, ela se lembrou que tinha um livro da Cecília Meireles e me enviou esse pequeno trecho de uma poesia dela: “O riso magnífico é um trecho dessa música desvairada.”

E pesquisando um pouquinho mais encontrei uma crônica que achei tão linda e inspiradora. O tema, mesmo comum, ganhou singularidade pelo olhar da poeta Cecília Meireles, que faz uma escolha muito justa e interessante a respeito de qual livro seria bom ter numa ilha deserta:

(…) mas o Dicionário é um dos livros mais poéticos, se não mesmo o mais poético dos livros. O Dicionário tem dentro de si o Universo completo.

Dentro de si o Universo completo. Tem como não amar essa escritora? A ideia que faço hoje sobre ela (que com certeza será diferente da ideia de amanhã, graças a deus) é que o estilo presente em sua obra possui uma particularidade muito especial, com uma narrativa linda e correta, em termos linguísticos, mas que de uma forma muito especial consegue desconstruir e reinventar ideias, numa bela representação sobre o que é a literatura brasileira, ser escritora, dominar a arte das palavras e tudo mais.

Compre os livros de Cecília Meireles na Amazon

Conheça os 5 melhores livros de Cecília Meireles

Leia também: