Descobri o Wattpad há pouco tempo. Se você não sabe o que é, explico: um site de escrita “on-line”. Por lá você, como leitor, fã ou escritor, pode escrever uma história, ficcional ou real; romance; humor; fantasia; terror; fanfict; etc. E cada capítulo já pode ser lido, compartilhado e comentado.

    O que achei interessante é a facilidade do site. É tudo muito simples e intuitivo. Em poucos clique consegui compreender a rede social e querer participar dela.

    Como leitor

    Você pode escolher qual livro ler. A lista é gigante. Os que fazem mais sucesso são livros com temática romântica. Os capítulos, em geral, são curtos. Você pode apenas espiar os primeiros capítulos antes de decidir prosseguir com a leitura ou não. É interessante o espaço para comentários. O leitor pode dar pitacos em cada capítulo.

    Como escritor

    Escritor é uma palavra muito ampla. É escritor Guimarães Rosa, Carlos Drummond de Andrade, Virginia Woolf. É com eles que aprendemos o ápice que a palavra pode chegar. Mas como dizer que eu ou você também não somos? O ato de escrever já faz de alguém escritor? Sou escritora porque tenho um blog; porque faço redações para a escola; porque escrevo e-mail no trabalho?

    No site Wattpad é escritor quem quiser ser. Lá você pode criar uma história com as inspirações que desejar, do jeito que achar melhor. Em geral, o “público-escritor” presente no site representam muito bem o termo Fanfict, que é quando uma pessoa ama tanto um livro, filme, novela, série que decide pegar emprestado algum personagem, ou vários, e criar a sua própria versão.

    Na prática, ao iniciar uma história no Wattpad, além da capa, nome do capítulo, você pode “amarrar” os seus personagens a atores famosos. Como exemplo, o livro de ficção científica “Perdido no Tempo“, que a autora usa Jude Law, Keanu Reaves e outros galãs para representarem os seus personagens. É possível também editar uma história já publicada, saber quantas pessoas visualizaram e adicionar conteúdos multimídia em cada capítulo.

    A minha experiência com o Wattpad

    Confesso que passei do sentimento de achar tudo aquilo bizarro demais (tem muitos coisa de gosto duvidoso) para considerar o site uma ferramenta interessante de escrita e leitura. De um lado você tem um público leitor e que também escreve, sem muitas técnicas e firulas literárias, mas escreve, o que pode ser uma alternativa interessantíssima para colaborar com a educação formal. Do outro lado está o escritor, que pode explorar os seus sentidos artísticos e conhecer os leitores do seu livro de uma forma diferente, mais próxima e informal. Talvez uma maneira também dele conseguir verificar o quanto a sua obra está sendo agradável e fazer disso um exercício de escrita também.

    E há também as editoras. Wattpad pode ser uma vitrine para novos escritores. A editora Rocco, por exemplo, lançou a escritora Nana Pauvolih, que atingiu mais de 1 milhão de visualizações no Wattpad, com o livro “Redenção de um cafajeste“.

    Comecei a escrever uma história por lá. Fiz tudo pelo celular e achei a experiência deliciosa. Num momento ocioso – de fila no banco ou tédio na vida – posso colocar a minha criatividade pra funcionar e criar uma história. Para me entreter e, quem sabe, entreter alguém também. Escrevi um capítulo de uma história que não faço ideia de como vou continuar. Mas está lá.

    Gostou do Wattpad? Confira também: Minha experiência com o Scribe

    Share.