Minha experiência com o Wattpad

Descobri o Wattpad há pouco tempo. Se você não sabe o que é, explico: um site de escrita “on-line”. Por lá você, como leitor, fã ou escritor, pode escrever uma história, ficcional ou real; romance; humor; fantasia; terror; fanfict; etc. E cada capítulo já pode ser lido, compartilhado e comentado.

O que achei interessante é a facilidade do site. É tudo muito simples e intuitivo. Em poucos clique consegui compreender a rede social e querer participar dela.

Como leitor

Você pode escolher qual livro ler. A lista é gigante. Os que fazem mais sucesso são livros com temática romântica. Os capítulos, em geral, são curtos. Você pode apenas espiar os primeiros capítulos antes de decidir prosseguir com a leitura ou não. É interessante o espaço para comentários. O leitor pode dar pitacos em cada capítulo.

Como escritor

Escritor é uma palavra muito ampla. É escritor Guimarães Rosa, Carlos Drummond de Andrade, Virginia Woolf. É com eles que aprendemos o ápice que a palavra pode chegar. Mas como dizer que eu ou você também não somos? O ato de escrever já faz de alguém escritor? Sou escritora porque tenho um blog; porque faço redações para a escola; porque escrevo e-mail no trabalho?

No site Wattpad é escritor quem quiser ser. Lá você pode criar uma história com as inspirações que desejar, do jeito que achar melhor. Em geral, o “público-escritor” presente no site representam muito bem o termo Fanfict, que é quando uma pessoa ama tanto um livro, filme, novela, série que decide pegar emprestado algum personagem, ou vários, e criar a sua própria versão.

Na prática, ao iniciar uma história no Wattpad, além da capa, nome do capítulo, você pode “amarrar” os seus personagens a atores famosos. Como exemplo, o livro de ficção científica “Perdido no Tempo“, que a autora usa Jude Law, Keanu Reaves e outros galãs para representarem os seus personagens. É possível também editar uma história já publicada, saber quantas pessoas visualizaram e adicionar conteúdos multimídia em cada capítulo.

A minha experiência com o Wattpad

Confesso que passei do sentimento de achar tudo aquilo bizarro demais (tem muitos coisa de gosto duvidoso) para considerar o site uma ferramenta interessante de escrita e leitura. De um lado você tem um público leitor e que também escreve, sem muitas técnicas e firulas literárias, mas escreve, o que pode ser uma alternativa interessantíssima para colaborar com a educação formal. Do outro lado está o escritor, que pode explorar os seus sentidos artísticos e conhecer os leitores do seu livro de uma forma diferente, mais próxima e informal. Talvez uma maneira também dele conseguir verificar o quanto a sua obra está sendo agradável e fazer disso um exercício de escrita também.

E há também as editoras. Wattpad pode ser uma vitrine para novos escritores. A editora Rocco, por exemplo, lançou a escritora Nana Pauvolih, que atingiu mais de 1 milhão de visualizações no Wattpad, com o livro “Redenção de um cafajeste“.


Comecei a escrever uma história por lá. Fiz tudo pelo celular e achei a experiência deliciosa. Num momento ocioso – de fila no banco ou tédio na vida – posso colocar a minha criatividade pra funcionar e criar uma história. Para me entreter e, quem sabe, entreter alguém também. Escrevi um capítulo de uma história que não faço ideia de como vou continuar. Mas está lá.

Imagem padrão
Francine Ramos
Editora da Livro&Café desde 2011. É professora de Língua Portuguesa e tenta ser escritora (um conto seu foi publicado na coletânea Leia Mulheres, em 2019). Acredita que os livros podem mudar o mundo e ama Virginia Woolf.

Assine nossa newsletter

Toda semana um resumo com os principais conteúdos da revista em seu e-mail!

25 comentários

  1. Encontrei por acaso uma história bizarra sobre um personagem da tv, percebi que não tinha nada haver com a história original, agora entendi que são histórias fictícias dos autores ufaaa

  2. Obrigado pelo post, Francine!

    Em pesquisas relacionadas à escrita vi muitas citações ao Wattpad. Fiquei um tanto receoso (sou um pouco avesso às redes sociais), mas deixei o preconceito de lado e resolvi ver mais detalhes.

    Foi aí que cheguei neste post. Pelo que você comentou, acho que vou gostar. Não sou escritor, mas estava com umas ideias e comecei a escrever sem compromisso, acredito que o Wattpad seja a plataforma ideal para isso (e creio que minha história, pretendo escrever uma noveleta, se enquadro no bizarro e de gosto duvidoso, hahaha).

    Grande abraço

  3. Olá Francine, sei que já faz um tempo que vc escreveu esse artigo…Mas, me tira uma duvida… Sempre usei o watt pad para ler e só agora tomei coragem para escrever… Não consigo adicionar pessoas como você, que gostaria de seguir no Wattpad… O que faço? Sabendo que, utilizo o aplicativo no IPad… Será que devo ir no site? Obrigada… bjs

  4. Olá, queria saber se para publicar no wattpad vc tem que registrar o livro antes?

  5. As visualizações são por perfil? Ou tipo, se uma pessoa vê a página várias vezes aumenta os views?

  6. Gostei muito do seu post. Criei recentimente uma conta no Wattpad e estou adorando, mas realmente há algumas coisas bem “estranhas” mesmo. Haha??
    Porém procurando um pouco encontra-se muita coisa boa e bastante escritores talentosos.

  7. Gente! Sou viciada em Wattpad, tipo entro todo dia! Hahaha já tenho 10 histórias públicas lá, entre contos e originais e como já estou desde 2014 acho que já “manjo” de tudo por lá! ?♥

  8. Parabéns pelo Blog e por estar tentando explicar como funciona o whattpad. Eu começei dia 23 de março lá. E já postei 4 capítlos, se puder dar uma olhada, eu adoraria. A história é Carmen Lina Valdez : As primas, mas pode tentar acessar pelo meu nome Eloisa Helena Cavalcanti Barroso. Acho que estou indo bem para uma desconhecida, até agora foram 167 leituras, divididas por capítulos. O exercício tem sido muito bom, porque me dá mais confiança na minha capacidade de criar a história. Sucesso e continue nos ajudando.

  9. […] publicação da Francine sobre o Wattpad me fez escrever sobre a rede de escritores e leitores que eu tenho […]

  10. Rafaela De Souza Lacerda
    Rafaela De Souza Lacerda

    OI gente, peço q vcs leem meu livro no wattpad. O nome e Tudo Muda, a capa e preto e branco, com o infinito. Se nao acharem, vai pelo meu nome: Rafaela Souza Lacerda

  11. Oii. Eu estou procurando por ajuda .
    Eu estava criando lum livro no wattpad Já estava na metade da história. Mas quando eu atualizei TODA a história sumiu , essa e outras que já havia concluído.
    Voce poderia me ajuda por favor ?

  12. Você sabe me explicar como edita um cap já publicado?? Eu por exemplo, publiquei, mas percibi que uma parte do cap estava faltando, escrevi o q faltava, mas parece q na biblioteca dos leitores não há essa alteração.

    • Oi, Kayanne!
      Eu uso apenas para leitura e comecei a criar uma história… não entendo dos detalhes do site.

    • Entre no capitulo que você quer da sua fanfic , edite o que quiser e clipe em publicar alterações. As alterações nãp ficam gravadas mas são publicadas.
      O meu funciona assim.

  13. Olá! Como a maioria aqui, acabei de encontrar o site pesquisando pelo o Wattpad.Você escreve super bem e adorei o site! Parabéns. A, e também, café e livros são tudo de bom.

  14. Oi. Pesquisando sobre o Wattpad conheci o seu blog. Interessante porque
    sou escritora, tenho um livro publicado por uma editora, mas me rendi,
    de certa forma, ao Wattpad. É uma ferramenta diferente e, se bem
    utilizada, pode render bons frutos. Já que você criou um perfil lá, a
    convido a conhecer o nosso trabalho. À espera de um adeus está
    disponível nas melhores livrarias do país e disponibilizei alguns
    capítulos para apreciação.Dá uma passada lá e confere. Parabéns pela
    matéria. bjuu

  15. Duas coisas que eu adoro> Livro£Café

  16. Olá. Fiquei agradavelmente surpresa ao cair “sem querer” nesse site. Achei tudo muito interessante e prazeroso de ler. O nome também é bastante sugestivo e trata de suas coisas que eu adoro. Parabéns. Fiquei fã, seguidora e admiradora de tão belo trabalho.

    • Oi Cleo!
      Fico muito feliz por vc ter achado o Livro&Café e, principalmente, por ter gostado do que viu por aqui. Ele é feito com muito amor pela literatura. Seja bem-vinda sempre! 🙂

  17. Não é a primeira vez que ouço falar da rede social. Mas é a primeira que vejo tantos detalhes e um testemunho de quem a usa de fato. Fiquei curiosa. Tenho histórias mais longas (que não caberiam no meu blog)…acho que vou experimentar

    • Oi, Emilie! Experimente sim. E tenha paciência pq tem muita coisa “estranha” por lá hahah mas já encontrei histórias interessantes, que estou acompanhando.

Deixe um comentário