Joana d'Ark

[Plano de aula] Joana d’Arc e suas batalhas: leitura e interpretação de texto

Acredito muito nos textos biográficos como fonte de inspiração para os jovens leitores. Dessa forma, escolhi o livro infantojuvenil “Joana d’Arc e suas batalhas” para fazer uma leitura diferente com os alunos.

Joana d'Ark
Compre na Amazon

Conhecimentos prévios e dicas para o professor

Conhecimentos prévios para o aluno

  • Reconhecer o gênero textual biografia

1ª etapa – Plantando a curiosidade

Realize a leitura do livro em etapas diversas. Usar os primeiros capítulos para introduzir ao tema é uma ótima maneira de deixar os alunos curiosos.

17 clássicos franceses para ler

Também pode ser um momento de praticar a leitura dos alunos. Pergunte se algum deles quer realizar a leitura com você, aproveite para repassar algumas dicas de uma boa leitura em voz alta: ler no tom de voz adequado, fazer as pausas corretas de acordo com as pontuações, tentar colocar um pouco de “emoção” na leitura. Faça isso por uma semana e, assim como ocorreu com a minha turma, os alunos ficarão muito curiosos em saber mais da história de Joana d’Arc e as guerras entre a França e a Inglaterra.

2ª etapa – Esclarecimentos importantes

O livro “Joana d’Arc e suas batalhas” é interessante porque, além do texto principal – uma biografia divertida – contém desenhos, quadrinhos e outros elementos narrativos que chamam a atenção, como um suposto diário que Joana teria escrito.

É claro que é de extrema importância esclarecer para os alunos que:

  • o livro é apenas uma das inúmeras versões da história dessa guerreira francesa;
  • algumas parte não aconteceram de tal forma e que foram colocadas ali apenas para o livro ficar mais dinâmico;
  • o diário e os jornais que aparecem de forma ilustrada nunca existiram.

3ª etapa – Uma interpretação de texto diferente…

Por padrão, as atividades de interpretação de texto contém perguntas que os alunos devem responder sobre o início, o meio e o fim da história, basicamente. Entretanto, acredito que apenas uma leitura engajada leva os alunos a realizarem boas interpretações de texto, que não precisam ser por escrito, pois um bate-papo sobre o livro pode fortalecer muito mais a formação desse aluno como leitor.

Pensando nisso, elaborei uma atividade de leitura guiada para que os alunos, em grupo, continuem lendo a história de Joana d’Arc a partir das pistas, e de forma independente.

O resultado foi muito bacana. O envolvimento deles foi genuíno e por isso, deixo o link pra download aqui. E, caso necessário, faça as alterações que desejar.


Faça o download da atividade aqui.

Conheça outras propostas de Plano de Aula:

Imagem padrão
Francine Ramos
Editora da Livro&Café desde 2011. É professora de Língua Portuguesa e tenta ser escritora (um conto seu foi publicado na coletânea Leia Mulheres, em 2019). Acredita que os livros podem mudar o mundo e ama Virginia Woolf.

Assine nossa newsletter

Toda semana um resumo com os principais conteúdos da revista em seu e-mail!

Deixe um comentário